BIBLIOTECA DIGITAL DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Digital de História da Educação, Divulgação Científica, Impressos.

Resumo

Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais. Com isso, esse trabalho teve o objetivo de analisar a importância da Biblioteca Digital de História da Educação como um artefato tecnológico de divulgação científica de impressos que circularam no Brasil a partir do século XIX. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Ginzburg (2007), com o método indiciário, em Nascimento (2007), para tratar dos impressos protestantes, em Porto (2009), pelos processos de divulgação científica, e, em Faria Filho (2000), por tratar da relação dentre a História da Educação e as novas tecnologias. Portanto, a Biblioteca Digital de História da Educação foi criada para difundir uma documentação histórica dando acesso a informações de caráter pedagógico e religioso, disponibilizando aos pesquisadores conhecer mais os elementos debatidos pela literatura de uma época remota, em que os impressos se tornaram um dos principais meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué dos Santos Alves, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes

Mirelli Macêdo de Andrade, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes

Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Professora do Pograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT)

Referências

ALMEIDA, Mirianne Santos de. Livros e leitores: saberes e práticas educacionais e religiosas na Coleção Folhetos Evangélicos (1860-1938). Dissertação (Mestrado em Educação). Aracaju: Universidade Tiradentes, 2013.

ALVES, Josué dos S.; NASCIMENTO, Ester F. V. C. do. Construção de uma base de dados da História da Educação Protestante. Anais Eletrônicos do III Seminário Debates do Tempo Presente: Desafios para as humanidades em tempos de crise. São Cristóvão: UFS, 2018, p. 242-252.

ALVES, Josué dos S.; NASCIMENTO, Ester F. V. C. do. Associações voluntárias, editoras e a circulação de impressos protestantes no Brasil e em Portugal durante o século XIX. Anais Eletrônicos do 11º Encontro Internacional de Formação de Professores/12º Fórum Permanente de Inovação Educacional / 4º Encontro Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - Seção Sergipe. Aracaju: UNIT, 2018b, p. 1-10.

CHARTHIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa oficial do Estado, 1999.

FARIA FILHO, Luciano Mendes (Org). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2000.

GINZBURG, Carlo. O fio e o rastro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GONDRA, José G. A leveza dos bits. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes. Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a História da Educação. Campinas: Editores Associados, 2000, p. 3-17.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Educar, curar, salvar: uma ilha de civilização no Brasil Tropical. Maceió: EDUFAL, 2007.

NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. Nota prévia sobre a palavra impressa no Brasil do século XIX: a biblioteca do povo e das escolas. Revista Horizontes. Bragança Paulista: USF, 2001, p. 11-28.

PORTO, Cristiane de Magalhães. A internet e a cultura científica no Brasil: difusão de ciência. In: PORTO, Cristiane de Magalhães, (Org). Difusão e cultura científica: alguns recortes [online], Salvador: EDUFBA, 2009. p.149- 166. Disponível em: <http://book.scielo.org>. Acesso em: 27 de julho de 2021.

VALERIO, P. M. Comunicação científica e divulgação: o público na perspectiva da Internet. In: PINHEIRO, L. V. R.; OLIVEIRA; PRÍNCIPE, E. (Orgs.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: IBICT, 2012, 367 p.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Alves, J. dos S., Macêdo de Andrade, M., & Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento, E. (2021). BIBLIOTECA DIGITAL DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14974

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias