ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES QUE ATUAM NO COLÉGIO APLICAÇÃO/UFS
Palavras-chave:
Formação Continuada, Educação Básica, Colégio de Aplicação.Resumo
A formação continuada docente está presente em toda jornada profissional do professor, uma vez que supre as necessidades da formação inicial e qualifica o desenvolvimento profissional. Neste estudo, focalizaremos o processo das formações continuadas dos docentes que exercem suas atividades laborais no Colégio de Aplicação/UFS. Como método optamos pela abordagem qualitativa descritiva. Como instrumento de coleta, aplicamos um questionário via e-mail a 36 docentes participantes, somente com retorno de 11 questionários. Os resultados sinalizaram que a instituição valoriza a formação continuada e possibilitam essas formações, qualificando os docentes para o bom desempenho profissional e oferecendo um ensino de qualidade aos discentes.
Downloads
Referências
AMARAL, R.V.; WOLF, R.A. (Os desafios da escola pública na visão do professor.) Formação continuada para professores: Proposta para o uso de tecnologias da informação e da comunicação como meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Cadernos PDE,Vol 1, Paraná, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BISPO, M.M.G; Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe: Entre Excelência e Referência. São Cristóvão-SE; 2018. Disponível em:<https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10946/2/MARLUCY_MARY_GAMA_BISPO.pdf>
COSTA, N. M. L. A formação contínua de professores – novas tendências e novos caminhos. Holos, ano 20, dezembro de 2004. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/48> Acesso em: 18 de dezembro de 2019.
CRUZ, P., MONTEIRO, L. (Org). Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo, Moderna, 2019.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003. Acesso em: 24 de junho de 2021.
MEGLHIORATTI, F.A.; ANDRADE, M.A.B.S.; BRANDO, F.R.; CALDEIRA, A.M.A. Formação de pesquisadores: o papel de um grupo de pesquisa em Epistemologia da Biologia. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 6, supl. 1, p. 32-34, set. 2008.
MORORÓ, L.P. A influência da formação continuada na prática docente.; Educação & Formação, Fortaleza, v.2, n.4, p.36-51,jan./abr.2017. Acesso em junho de 2021.
PINTO, C.B.G.C. A formação continuada do professor e o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Universitas FACE, v.2, n.1, 2015.
QUEVEDO, L.B.; FLECK, C.F.; CARMO, K.L.F. O regime de dedicação exclusiva e a gestão do tempo: estudo de caso com docentes universitários. ReCaPe Revista de Carreiras e Pessoas São Paulo. V.03 n.03 Set/Out/Nov/Dez 2013.
RODRIGUES, Polyana Marques Lima; LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. A importância da formação continuada de professores na educação básica: A arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, Maceió, v. 3, n. 1, p.28-47, 2017.
SAGRILLO, D.R.; PEREIRA, S.M.; ZIENTARSKI, C. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Florianópolis, v. 30, n. 3, 1045-1072, set./dez. 2012.
SANTOS, L. A. M.; MELO, A. K. L.; SOUZA, F. K. Estudo descritivo acerca dos efeitos do Programa Institucional de Residência Pedagógica/UFS no processo de formação continuada dos professores preceptores Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte. Vol. 13, no. 26 (p. 201-218) 30 abr. 2021. Acesso em: 24 de junho de 2021.
TERRA, D. V. Orientação do trabalho colaborativo na construção do saber docente.Revista Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 157-179, jan. /abr. 2004.
YAMAMOTO, Karina. Em média, um professor no Brasil tem jornada de 25 horas de aula por semana. UOL Educação, São Paulo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.