A PEDAGOGIA CULTURAL E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO PRESENTE NA PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS NA AMAZÔNIA

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave, Fitoterapicos, Pedagogia cultural, Mulheres, Saberes tradicionais.

Resumo

Este texto é uma discussão teórica que tem como objetivo perceber qual a relação entre educação e cultura a partir da produção de fitoterápicos por mulheres na Amazônia. Para tanto mobiliza o conceito de pedagogia cultural para demonstrar que há uma intrinseca relacaçao entre educação e cultura, sobretudo entre os povos tradicionais da Amazônia. Os fitoterápicos são uma tecnologia social que se relaciona com a educação não somente porque implica em um processo de aprendizagem, mas porque também está situado dentro de uma pedagogia cultural que produz saberes em diferentes tempos e espaços formativos. Este conhecimento é milenar, coletivo, holístico e sofisticado porque detém um conjunto muito rico de saberes. A produção e compartilhamento desse conhecimento se dão especialmente pelas mulheres que desenvolvem ferramentas educativas para sua manutenção.  Por isso, é importante reconhecer e valorizar os saberes dos povos tradicionais, cujas implicações não são apenas na saúde, mas também pedagógicas, uma vez que educam enquanto cuidam.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Waldiléia R. S. No vai e vem das marés, o movimento da vida: mulheres, família e trabalho na Ilha de Quianduba, Abaetetuba/PA. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia.). Belém: UFPA, 2016.

ANDRADE, Paula D. de; COSTA, Marisa V. Usos do conceito de pedagogias culturais em pesquisas dos Estudos Culturais em Educação. Textura, v. 17 n.34, Mai./ago.2015.

BADKE, Marcio Rossato et al. Plantas Medicinais: O Saber sustentado na prática do cotidiano popular. Escola Anna Nery (impr.) jan-mar; nº 15, 132-139, 2011.

BADKE, Marcio Rossato et al. Saberes e práticas populares de cuidado em saúde com o uso de plantas medicinais. Texto & Contexto Enfermagem, vol. 21, núm. 2, abril-junho, pp. 363-370, 2012.

BASÍLIO, Guilherme. Os Saberes Locais e o Novo Currículo do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2006.

BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem para crianças de ensino fundamental. Bragança Paulista: USF, 2001.

CÂNCIO, Raimundo N. P.; ARAÚJO, Sônia Maria. Educação Escolar, Saberes Culturais e Práticas Educativas dos Rezadores de Almas na Amazônia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1864-1884, 2016.

CARDOSO, Denise Machado. Catadoras de caranguejo e saberes tradicionais na conservação de manguezais da Amazônia Brasileira. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, maio-agosto 2007.

CASTRO, Marta Rocha de; FIGUEIREDO, Fábio Fonseca. Saberes Tradicionais, Biodiversidade, Práticas Integrativas e Complementares: O Uso de Plantas Medicinais no SUS. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Hygeia, nº 15 (31): pp 56 - 70, Março/2019.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHAVES, Tahnity Haarad Moura. MANESCHY, Rosana Quaresma. BARBOSA, Wagner Luiz Ramos. SANTOS, Amanda Rayana da Silva. Fitoterapia Popular e Alimentação Saudável com um grupo de mulheres erveiras e a juventude local de Marudá-Pará. Cadernos de Agroecologia Vol. 13, N° 1, Jul. 2018.

DIEGUES. A. C (org.), ARRUDA, R. S. V., SILVA, V. C. F., FIGOLS, F. A. B. e ANDRADE, D. Biodiversidade e comunidades tradicionais no Brasil. São Paulo: PROBIO-MMA/CNPq, 1999.

FLOR, A.S.S.O. BARBOSA, W.L.R. Sabedoria popular no uso de plantas medicinais pelos moradores do bairro do Sossego no Distrito de Marudá-PA. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Campinas, v.17, n.4, supl. I, p.757-768, 2015.

GEERTZ, Clifford. O saber local.. 5ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

GIRALDI, Mariana; HANAZAKI, Natalia. Uso e conhecimento tradicional de plantas medicinais no Sertão do Ribeirão, Florianópolis, SC, Brasil. Acta Botânica Brasileira, nº 24(2): 395-406, 2010.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 22, n. 2, jul./dez. 1997.

IMBERNÓM, F. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LIMA, Ana Gabriela Morim de et al. Práticas e Saberes sobre Agrobiodiversidade: A contribuição dos Povos Tradicionais. Brasília, IEB Mil Folhas, 2018.

LOPES, Gilvanice S. F.; FACCO, Jonicley A.; CAMPOS, Arnaldo G. de. O conhecimento popular sobre plantas medicinais e a interface com o ensino de ciências. III CONEDU, pp. 1-5, 2016.

MACHADO, J. S. Lugares de gente: mulheres, plantas e rede de troca no delta amazônico. (Tese de Doutorado em Antropologia Social). Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional, 2012.

MANESCHY, Maria Cristina. Múltiplas Atividades Femininas nas Estratégias de Reprodução Social de Famílias de Pescadores. In: COSTA, Maria José Jackson (Org). Sociologia na Amazônia: debates teóricos e experiências da pesquisa. Belém: EdUFPA, 2001, p. 165-196.

MERA. Jackeline Cristel Elizabeth et al. Conhecimento, Percepção e Ensino sobre Plantas Medicinais em duas Escolas Públicas de Benjamin Constant – AM. Experiências em Ensino de Ciências v.13, n.2, 2018.

MODRO, Anna Frida Hatsue et al. Importância do conhecimento tradicional de plantas medicinais para a conservação da Amazônia. Cadernos de Agroecologia. Vol 10, Nº 3 de 2015.

MOREIRA, Ana Elisa. A Importância do Ensino das Estratégias de Aprendizagem aos alunos do Ensino Fundamental. XII Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica, Curitiba, 2015.

MOTTA-MAUÉS, Maria Angélica. Trabalhadeiras e Camarados: relações de gênero, simbolismo e ritualização numa comunidade Amazônica. Belém: UFPA, 1993.

POZO, J. I. Estratégias de aprendizagem. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SANTOS, Maria Roseli Sousa . Entre o Rio e as Artes: uma cartografia dos saberes artístico-culturais emergentes das histórias de vida em Caratateua. Dissertação (Mestrado em Educação). Belém,: UEPA, 2005.

SHIVA, Vandana. Biodiversidade e Conhecimento Popular. In: Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. Tradução de Laura Cardellini Barbosa de Oliveira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

SILVA, Thais L. S. da et al. Conhecimentos sobre Plantas Medicinais de Comunidades Tradicionais em Viseu/Pará: Valorização e Conservação. Ver. Bras. Agroecologia. Vol. 14, Nº. 3, p. 72-83, 2019.

TEIXEIRA, Elizabeth et al. Cuidados com a saúde da criança e validação de uma tecnologia educativa para famílias ribeirinhas. Rev. Bras. Enfermagem, Brasília, 2011 nov-dez; 64(6): 1003-9.

TOLEDO, Victor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A Memória Biocultural: A Importância Ecológica das Sabedorias Tradicionais. São Paulo: Expressão Popular, 2015

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Sales, R. E. da S. (2021). A PEDAGOGIA CULTURAL E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO PRESENTE NA PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS NA AMAZÔNIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14952

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo