A PEDAGOGIA CULTURAL E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO PRESENTE NA PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS NA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Palavras-chave, Fitoterapicos, Pedagogia cultural, Mulheres, Saberes tradicionais.Resumo
Este texto é uma discussão teórica que tem como objetivo perceber qual a relação entre educação e cultura a partir da produção de fitoterápicos por mulheres na Amazônia. Para tanto mobiliza o conceito de pedagogia cultural para demonstrar que há uma intrinseca relacaçao entre educação e cultura, sobretudo entre os povos tradicionais da Amazônia. Os fitoterápicos são uma tecnologia social que se relaciona com a educação não somente porque implica em um processo de aprendizagem, mas porque também está situado dentro de uma pedagogia cultural que produz saberes em diferentes tempos e espaços formativos. Este conhecimento é milenar, coletivo, holístico e sofisticado porque detém um conjunto muito rico de saberes. A produção e compartilhamento desse conhecimento se dão especialmente pelas mulheres que desenvolvem ferramentas educativas para sua manutenção. Por isso, é importante reconhecer e valorizar os saberes dos povos tradicionais, cujas implicações não são apenas na saúde, mas também pedagógicas, uma vez que educam enquanto cuidam.
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