A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO FERRAMENTA DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação. Desigualdade, Diversidade étnico-racial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivos, analisar, a partir da formação de professores, a abordagem das questões étnico-raciais, com enfoque no papel da educação e na formação continuada dos professores para intervenção nas práticas pedagógicas em sala de aula, e identificar os mais diversos estereótipos e preconceitos com relação à população negra, que precisam ser desconstruídos e combatidos na escola, que é o local onde ocorrem grande parte dos atos de discriminação e, portanto, também tem importante função no processo de conscientização e orientação dos alunos em seu processo de formação para a cidadania. A fonte de pesquisa utilizada é a bibliográfica a fim de compreender e explicar a realidade estudada. A educação possui um papel transformador e central na sociedade, de modo que, se a construção de um ensino antirracista envolve múltiplas abordagens e perspectivas, isso se deve ao caráter estrutural e sistêmico que o próprio racismo possui em nosso cotidiano.

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Biografia do Autor

Lígia Bitencourt Oliveira, UNIT-SE

PPED/DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Oliveira, L. B. (2021). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO FERRAMENTA DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14943

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade