O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO PERÍODO PANDÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Biologia. Docência. Estágio Supervisionado. Pandemia.

Resumo

Este trabalho objetivou a apresentação, descrição e análise das vivências adquiridas no decorrer do estágio supervisionado no ensino de Biologia durante o período pandêmico da COVID-19. A metodologia utilizada foi de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo. As atividades alusivas ao Estágio Supervisionado foram realizadas nas 1ª Séries do Ensino Médio A e B e 2ª Série do Ensino Médio C do Colégio Estadual Professora Glorita Portugal.  Nas turmas das 1ª Séries do Ensino Médio A e B, o objeto de conhecimento desenvolvido foi as Bases Químicas da Vida e na 2ª Série do Ensino Médio os objetos de conhecimento abordados foram Vírus e Bactérias através da utilização de recursos digitais. Conclui-se que o Estágio Supervisionado propiciou de modo síncrono e assíncrono o aperfeiçoamento das práxis pedagógicas dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josean Santos Nascimento, Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT/CNPQ). Foi bolsista de Iniciação Científica PROBIC/Unit. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8882-4802. E-MAIL: joseansantos03@gmail.com.

Kamila Marcelino Brito Sobral, Universidade Tiradentes

Doutora em em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professora e preceptora de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes, Professora da SEDUC-SE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2005-6445. E-MAIL: kamila.marcelino@souunit.com.br.

Emerson dos Santos Nascimento, Universidade Federal de saergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe, Professor da SEDUC-AL e da SEDUC-SE.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5257-969X. E-MAIL: mersonascimento@yahoo.com.br.

Referências

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2021

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE, 2015. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 3 fev. 2021.

CAVALCANTI, A. L. L.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. Formação do Professor do Campo: o Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, do CAFS/UFPI. Cadernos Cajuína, v. 5, n. 3, p. 89-102, 2020. Disponível em: < https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/download/426/300>. Acesso em: 3 fev. 2021.

COSTA, D. F. et al. Gamificação de um percurso metodológico: o contributo de objetos de aprendizagem no ensino de eletrostática. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, 424-435, 2020. Disponível em: < https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/732/699>. Acesso em: 03 set. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. Educação e Sociedade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, n. 104, p. 449-455, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v27n104/1809-4465-ensaio-27-104-0449.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2020.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

MARQUES, M. C. Contribuições da Técnica de Ensino Brainstorming: Uma Experiência com Estudantes de uma Escola Estadual de Alta Floresta-MT. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 11, n. 37, p. 318-328, 2017. Dispónível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/844/1195>. Recebido em: 03 set. 2021.

MARTINS, A. M.; CARNETTI, L. G. O uso de tecnologia digital como instrumento para o protagonismo do aluno através do projeto integrador “sou cidadão”. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 71658-71664, 2021. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/33018/pdf>. Acesso em: 03 set. 2021.

MARTINS, J. et al. Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Presencial. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 3, 2019. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/99544/55686>. Acesso em: 03 set. 2021.

MEINHARD, T. de S.; LIMA, R. A. O Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências, Biologia e Química em escolas públicas no Sul do Amazonas, Brasil. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 22, n. 1, 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/5770/4490>. Acesso em: 24 jan. 2021.

MONTEIRO, M. M. C. Desafios da Prática Docente no Processo Educacional. GETEC, Monte Carmelo, v. 8, n. 21, p. 108-124, 2019. Disponível em: < http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/1905/1222>. Acesso em: 3 fev. 2021.

NASCIMENTO, P. do; VARGAS USTRA, S. R. Dificuldades pedagógicas no Estágio Supervisionado e a necessidade da formação para o olhar investigativo. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 1, p. 01-20 2019. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/47946/27063>. Acesso em: 3 fev. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, M. N. Sem Educação não haverá futuro: uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início de século 21. São Paulo: Moderna, 2019.

SANTOS, A. B. da S.; MORAES, I. L. de. A importância do Estágio Supervisionado do Ensino Médio para a formação inicial de docentes. In: Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH, 2017. Anais..., Anápolis: UEG, 2017. Disponível em: < https://www.anais.ueg.br/index.php/sepe/article/view/8942/6351>. Acesso em: 3 fev. 2021.

SECRETÁRIA de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (SEDUC-SE). Disponível em: <https://seed.se.gov.br/redeEstadual/Escola.asp?cdestrutura=325>. Acesso em: 20 fev. 2021.

SILVA, R. C. T. da et a. A importância do Estágio Supervisionado: experiências e desafios na formação do professor de Geografia. In: III Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2017. Anais..., Fortaleza: Realize Editora, 2017. Disponível em: < https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/join/2017/TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID862_12092017003759.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2021.

SILVA, F. M. da; LIMA, G. M. de; BARROS, M. A. de M. O que os alunos esperam do último Estágio Supervisionado na licenciatura em Ciências Biológicas?. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 9, n. 2, 2019. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/322641647.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Nascimento, J. S., Brito Sobral, K. M., & Nascimento, E. dos S. (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO PERÍODO PANDÊMICO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14937

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas