PERFIL DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CENTRO SUL SERGIPANO: UM ESTUDO NO CAMPUS IFS TOBIAS BARRETO
Palavras-chave:
Estudantes. Perfil. Instituto Federal. Educação. Assistência Estudantil.Resumo
Resumo – A expansão do Instituto Federal de Sergipe (IFS), com a consolidação de dez campi dispersos por todas as regiões do estado, é responsável por uma pluralidade de perfis de estudantes. Conhecer estes perfis é fundamental para que sejam pensadas ações qualificadas na expansão do ensino técnico federal. A pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil do estudante do IFS no campus Tobias Barreto, por meio de uma metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários. Neste estudo também foi feito um comparativo com o estudo já realizado em 2015 com o mesmo fim. Assim, foi possível construir o perfil dos estudantes no ano de 2019 e compreender as mudanças desde a implantação dos primeiros cursos. De modo geral, os estudantes são jovens e adultos de baixa renda e com interesse em construírem carreiras profissionais especializadas, que lhes proporcionem maiores salários e melhores posições no mercado de trabalho.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei nº 11.892, Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. de 29 de Dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Ministério da Educação, Brasília, 2008.
FINATTI, Betty Elmer. Perfil sócio, econômico e cultural dos estudantes da Universidade Estadual de LondrinaUEL- Indicadores para implantação de uma política de assistência
estudantil. Libertas, Juiz de Fora, v.2, n.1, p. 188 – 206, dez/2007.
FURLANI, L. M. T. A claridade da noite: os alunos do ensino superior noturno. São Paulo: Cortez, 1998.
LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
NASCIMENTO, Ana Paula Leite. Uma análise das ações de assistência estudantil no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe– São Cristóvão, 2014. 153 f. : il. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) Universidade Federal de Sergipe, 2014.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
ROMANELLI G. O significado da escolarização superior para duas gerações de famílias de camadas médias. In: Sociologia da Educação (trabalhos apresentados no GT Sociologia da Educação da ANPED), Porto Alegre, 1994. p. 43-64.
SAVIANI, D. O Trabalho como principio educativo frente às novas tecnologias: In FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; MADEIRA F.R.; FRANCO M. L. P. B. (Orgs.) Novas Tecnologias Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. Petropolis: Vozes, 1994. p 151-168.
SPOSITO, M PONTES .O direito à educação: a omissão do estado e o abandono da escola pública. IN: Revista da Faculdade de Educação, Vol10, n.1. São Paulo: USP, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.