O JORNAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NO PIBID
Palabras clave:
Lengua española, Propuesta pedagógica, Actuación docente.Resumen
Apresentamos, neste trabalho, experiências vividas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolvemos, aqui, breve reflexão sobre a proposta intercultural e a formação de professor, por meio da qual elegemos o jornal idealizado e concretizado como forma de motivação para o ensino-aprendizagem de língua espanhola. Destarte, o diálogo com outras culturas permite o entendimento e a aproximação com a língua estrangeira em processo de ensino-aprendizagem (MATOS, 2014). Defendemos, portanto, que o ensino de língua espanhola na escola não se centra apenas em regras e conteúdos gramaticais, mas que é preciso também valorizar as diferentes culturas dos países estudados, de forma interativa, em sala de aula. Isso se justifica pela grande necessidade que têm, nos cursos de licenciatura e, mais especificamente, nos cursos de línguas estrangeiras, os estudos sobre noções de cultura e interculturalidade na formação do professor. Pensando nessa perspectiva, buscando motivar e levar algo novo para os alunos decidimos, confeccionar o jornalzinho do colégio que titulamos: Conexión LM. Sépalo todo. Acreditamos que o jornal trouxe uma nova perspectiva de leitura para esses alunos que de alguma forma foram capazes de vivenciar a língua espanhola e sua cultura, mesmo não sendo alunos da disciplina.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-09-08
Cómo citar
Alves, E. R., Menezes, N. L. dos S., & Santos Rosa, A. dos A. (2016). O JORNAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NO PIBID. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2689
Número
Sección
GT2 - Formação e Atuação Docente
Licencia
Derechos de autor 2016 V Semana Luso-Hispânica e II Encontro de Egressos dos Cursos de Letras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.