Ensino-aprendizagem de espanhol como LE: da teoria à prática

Autores/as

  • Monica Santos Azarias universidade federal de sergipe
  • Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva Universidade Tira Dentes- UNIT

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem de espanhol na educação básica, Transversalidade, Aprendizagem Significativa.

Resumen

O trabalho objetiva apresentar experiências realizadas no colégio Estadual Tobias Barreto, no qual temos o propósito de tratar questões priorizadas por documentos regulamentadores, quanto ao ensino da língua espanhola, como PCN’s (2000), OCEM (2006) LDB (1996) e a lei 11.161 de 2005, considerados como importantes para o aprimoramento do ensino do espanhol na educação básica. Na primeira parte do trabalho trouxemos o conteúdo teórico e logo em seguida a parte prática. Metodologicamente, fizemos o levantamento bibliográfico; em seguida apresentamos a elaboração e execução de projetos para que as questões priorizadas por esses documentos pudessem ser trabalhadas com material autêntico e de forma contextualizada. Os resultados foram satisfatórios, visto que os alunos participaram ativamente e entenderam a proposta do trabalho.

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Biografía del autor/a

Monica Santos Azarias, universidade federal de sergipe

Graduanda no curso de letras português espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Voluntária do Projeto de Iniciação Científica; e bolsista PIBID

Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva, Universidade Tira Dentes- UNIT

Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Espanhola pela PUC de Minas Gerais (2006) e em Docência e Tutoria em EAD pela Universidade Tiradentes (2012), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) . É professora Adjunto I na Universidade Tiradentes, assim como docente de língua espanhola na rede estadual do estado de Sergipe. Trabalha na Diretoria de Educação a Distância - DED - da Universidade Tiradentes, exercendo a função de coordenadora do curso de Letras Português/ Espanhol e desenvolve a função de professora supervisora do PIBID/UFS na área de língua espanhola. E-mail

Citas

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PARAQUETT, MACIA. Linguística Aplicada, inclusión social y aprendizaje de españolen contexto latinoameriano. Revista Nebrija de Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, v. 6, 2009

Publicado

2016-09-08

Cómo citar

Azarias, M. S., & Rodrigues Ribeiro da Silva, E. R. (2016). Ensino-aprendizagem de espanhol como LE: da teoria à prática. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2673

Número

Sección

GT3 - Ensino de Línguas