GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS?

Autores/as

  • Daiane Santos Rodrigues Universidade Federal de Sergipe
  • Doris Cristina Vicente da Silva Matos Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Ensino, Identidades, Espanhol,

Resumen

Este trabalho pretende apresentar os resultados de pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, realizado na Universidade Federal de Sergipe, bem como refletir sobre a relevância de considerar as aulas de língua espanhola como um fórum de discussões sobre temas de identidades, de raça e gênero. Pensando em tratar essas temáticas e discutir com os estudantes sobre o papel da diversidade, mostraremos a importância de se trabalhar questões identitárias nas aulas de língua espanhola para contribuir na formação de alunos críticos, com intuito de (re)construir identidades socioculturais. A metodologia desse trabalho é de cunho qualitativo e de base interpretativista e os resultados apontaram que as aulas de espanhol contribuem para formação de cidadãos críticos.

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Biografía del autor/a

Daiane Santos Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi pesquisadora dos grupos: Ensino-aprendizagem do espanhol em Sergipe e o Espaço Intercultural da América Latina; Entre a Educação Básica e o CLIC: Desafios para o Ensino-Aprendizagem do Espanhol em Sergipe; Bolsista no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) da UFS: Projeto PIBID - Os materiais Didáticos de Língua Espanhola no Ensino Básico sergipano: Relações do Processo de ensino-aprendizagem e Educação Linguística com o PNLD; Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX) - UFS: Projeto de extensão Práticas Letradas: O projeto CLIC/UFS (PIBIX) e atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFS /PIBIC. Participante dos grupos de pesquisa: DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos da UFS e do grupo PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano da UFBA. Tendo interesse nas seguintes áreas: Ensino-aprendizagem do espanhol; Leitura, literatura, identidade cultural, (re)construção de identidades socioculturais, questões étnico-raciais, literacidade e elaboração de materiais didáticos.

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Universidade Federal de Sergipe

Possui Doutorado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014), com período de Doutorado Sandwich na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madri/ Espanha, integrando o Grupo de Pesquisa "Grupo INTER: Investigación en Educación Intercultural". Mestrado em Letras (Linguistica Aplicada ao Ensino/ Aprendizagem de Espanhol LE) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura (2004) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduação em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (2003). É professora (Adjunto III) de Língua Espanhola, Linguística Aplicada e Estágio Supervisionado do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vice-coordenadora do Colegiado dos Cursos de Letras Espanhol e Letras Português-Espanhol e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS). Foi coordenadora adjunta de Língua Espanhola do PNLD 2017. É líder do Grupo de Pesquisa "DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos" da UFS e também participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa "PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano" da UFBA. Também realizou pesquisas científicas na Universidad de Granada (2010), integrando o Grupo de Pesquisa "FORCE: Formación del profesorado centrada en la escuela", e na Universidad de Cádiz (2016), integrando o Grupo de Pesquisa "Eduardo Benot". Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, focando os seguintes temas: formação de professores de línguas, identidades socioculturais, materiais didáticos e educação intercultural.

Citas

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Publicado

2016-09-08

Cómo citar

Rodrigues, D. S., & Vicente da Silva Matos, D. C. (2016). GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: IDENTIDADES (IN)VISÍVEIS?. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2662

Número

Sección

GT3 - Ensino de Línguas