A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO SÉCULO XXI

Authors

  • Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva UNIT E ESTADO DE SERGIPE
  • Erida Souza Lima UNIT

Keywords:

Língua Espanhola. Políticas Linguísticas. Prática Docente

Abstract

Neste artigo abordaremos a formação de professores de espanhol e todas as atividades que envolvem a atuação docente, começando pela legislação que regulamenta este ensino, passando pelo sentimento de alegria ao ensinar, a postura que deve ter um professor de língua espanhola, a necessidade de planejamento e, finalmente, como se deve ensinar esta língua. Inicialmente, será realizada a reflexão sobre as políticas linguísticas que envolvem o ensino deste idioma, em seguida, conheceremos o espaço onde ocorre essa formação, desmistificando a ideia que o início da formação de professores de espanhol acontece apenas nas cadeiras da universidade e se finaliza após a formatura. Existem múltiplos espaços que possibilitam a formação formal e informal do professor, como no próprio estágio, através de contato com experiências, apresentações de trabalho, participação em eventos, etc. Conforme previsto na LDB/1996 no artigo 67, Inciso II é preciso que haja “[...] aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive, com licença periódica remunerada para esse fim”, assim, após a formatura, o professor deve estar em constante atualização e formação, pois os conteúdos tem prazo de validade, tendo em vista as constantes mudanças que ocorrem no mundo globalizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva, UNIT E ESTADO DE SERGIPE

Coordenadora do Curso de Letras Português/ Espanhol- UNIT-EAD

Erida Souza Lima, UNIT

Professora de Língua Espanhola do curso de Letras Português/ Espanhol da UNIT-EAD

References

ALVES, Rubem. A alegria de Ensinar. 3. ed. ARS Poetica,1994.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Conhecimentos de Es-panhol. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério de Educação, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Conhecimento de Língua Estrangeira Moderna. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério de Educação, 2000.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei nº 13.005. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: 20 julho de 2016.

FONSECA, A.L.L.C; BARROS. D.E.C. Análise Crítica do discurso da lei n. 11.161/2005: breves apontamentos. Disponível em: <http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/346t.pdf> Acesso em: 20 julho de 2016.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1992.

VALLE, José del. La lengua ¿pátria común? Ideas e ideologías del español. Frank-furt/ Madrid: Vervuert/ Iberoamericana, 2007.

Published

2016-09-08

How to Cite

Rodrigues Ribeiro da Silva, E. R., & Lima, E. S. (2016). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO SÉCULO XXI. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2667

Issue

Section

GT2 - Formação e Atuação Docente