O JORNAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NO PIBID
Palavras-chave:
Lengua española, Propuesta pedagógica, Actuación docente.Resumo
Apresentamos, neste trabalho, experiências vividas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolvemos, aqui, breve reflexão sobre a proposta intercultural e a formação de professor, por meio da qual elegemos o jornal idealizado e concretizado como forma de motivação para o ensino-aprendizagem de língua espanhola. Destarte, o diálogo com outras culturas permite o entendimento e a aproximação com a língua estrangeira em processo de ensino-aprendizagem (MATOS, 2014). Defendemos, portanto, que o ensino de língua espanhola na escola não se centra apenas em regras e conteúdos gramaticais, mas que é preciso também valorizar as diferentes culturas dos países estudados, de forma interativa, em sala de aula. Isso se justifica pela grande necessidade que têm, nos cursos de licenciatura e, mais especificamente, nos cursos de línguas estrangeiras, os estudos sobre noções de cultura e interculturalidade na formação do professor. Pensando nessa perspectiva, buscando motivar e levar algo novo para os alunos decidimos, confeccionar o jornalzinho do colégio que titulamos: Conexión LM. Sépalo todo. Acreditamos que o jornal trouxe uma nova perspectiva de leitura para esses alunos que de alguma forma foram capazes de vivenciar a língua espanhola e sua cultura, mesmo não sendo alunos da disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-08
Como Citar
Alves, E. R., Menezes, N. L. dos S., & Santos Rosa, A. dos A. (2016). O JORNAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NO PIBID. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2689
Edição
Seção
GT2 - Formação e Atuação Docente
Licença
Copyright (c) 2016 V Semana Luso-Hispânica e II Encontro de Egressos dos Cursos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.