A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva UNIT E ESTADO DE SERGIPE
  • Erida Souza Lima UNIT

Palavras-chave:

Língua Espanhola. Políticas Linguísticas. Prática Docente

Resumo

Neste artigo abordaremos a formação de professores de espanhol e todas as atividades que envolvem a atuação docente, começando pela legislação que regulamenta este ensino, passando pelo sentimento de alegria ao ensinar, a postura que deve ter um professor de língua espanhola, a necessidade de planejamento e, finalmente, como se deve ensinar esta língua. Inicialmente, será realizada a reflexão sobre as políticas linguísticas que envolvem o ensino deste idioma, em seguida, conheceremos o espaço onde ocorre essa formação, desmistificando a ideia que o início da formação de professores de espanhol acontece apenas nas cadeiras da universidade e se finaliza após a formatura. Existem múltiplos espaços que possibilitam a formação formal e informal do professor, como no próprio estágio, através de contato com experiências, apresentações de trabalho, participação em eventos, etc. Conforme previsto na LDB/1996 no artigo 67, Inciso II é preciso que haja “[...] aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive, com licença periódica remunerada para esse fim”, assim, após a formatura, o professor deve estar em constante atualização e formação, pois os conteúdos tem prazo de validade, tendo em vista as constantes mudanças que ocorrem no mundo globalizado.

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Biografia do Autor

Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva, UNIT E ESTADO DE SERGIPE

Coordenadora do Curso de Letras Português/ Espanhol- UNIT-EAD

Erida Souza Lima, UNIT

Professora de Língua Espanhola do curso de Letras Português/ Espanhol da UNIT-EAD

Referências

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

Rodrigues Ribeiro da Silva, E. R., & Lima, E. S. (2016). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO SÉCULO XXI. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2667

Edição

Seção

GT2 - Formação e Atuação Docente