EDUCAÇÃO, CULTURA E LIBERTAÇÃO
CONCEPÇÕES FREIRIANAS E O CONCEITO DE ETNOMATEMÁTICA DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO
Resumo
Este artigo traz uma reflexão sobre possíveis aproximações entre a pedagogia libertadora de Paulo
Freire e a etnomatemática de Ubiratan D’Ambrósio, destacando como marcas do pensamento
freiriano aparecem no conceito e desenvolvimento da etnomatemática. Paulo Freire e Ubiratan
D’Ambrósio, e suas abordagens sobre o papel da cultura na prática educativa enquanto fundante de
um sujeito autônomo. Questionam e desafiam o modelo educacional tradicional e eurocêntrico,
convergindo na valorização dos saberes populares, no respeito à diversidade cultural e no papel da
educação como ferramenta de emancipação. As ideias de Freire se coadunam com o conceito de
Etnomatemática valoriza os saberes populares, promovendo a conscientização e o empoderamento,
adotando o diálogo e a contextualização histórica no ensino da matemática. A Etnomatemática se
aproxima de conceitos também aprofundados pro Freire, como uma expressão prática e teórica da
pedagogia libertadora no campo da matemática. Ela oferece um caminho para uma educação
matemática que transcende a mera transmissão de conteúdos, tornando-se um instrumento poderoso
para a valorização da diversidade cultural, a resistência à opressão e a promoção da emancipação
dos sujeitos, contribuindo para a construção de uma escola e uma sociedade mais democrática e
inclusiva.
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