REFLEXÕES ACERCA DA METODOLOGIA QUALITATIVA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Adriano Rosa da Silva UFF

Resumo

O estudo se dedicou a examinar as contribuições teóricas da pesquisa qualitativa para o campo da educação, com um foco especial em como ela impacta a comunicação do conhecimento científico. O objetivo central foi analisar os aspectos mais relevantes dessa metodologia, levando em conta o cenário atual das pesquisas na área. Assim, o estudo demonstrou como a pesquisa qualitativa pode ser usada para investigar os fenômenos que ocorrem no ambiente escolar e suas conexões com o contexto social mais amplo. A metodologia empregada serviu de base para uma abordagem descritiva e interpretativa do tema, no sentido de caracterizar a metodologia do trabalho científico e a comunicação do saber produzido. Os resultados indicaram que a abordagem qualitativa é um método de investigação voltado para a compreensão aprofundada de fenômenos e comportamentos, e não apenas para a sua medição. Nessa direção, buscou-se o referencial teórico de Minayo, Severino, Gil, Martins, Godoy, Lüdcke e André, entre outros estudiosos dessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Rosa da Silva, A. (2025). REFLEXÕES ACERCA DA METODOLOGIA QUALITATIVA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17168

Edição

Seção

GT 08 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação