NARRATIVAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS FRENTE À BNCC
Resumo
Este artigo analisa, a partir da perspectiva da pesquisa narrativa, as percepções e práticas pedagógicas de professores de línguas estrangeiras do Instituto Federal de Sergipe (IFS) diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação, de abordagem qualitativa, valoriza as histórias de vida profissional como recurso para compreender os significados atribuídos ao ensino integrado de línguas nos cursos técnicos de nível médio. Participaram do estudo 12 docentes de inglês e espanhol, cujas narrativas foram construídas a partir de entrevistas abertas conduzidas em dois eixos suleadores: trajetória formativa e profissional; e ensino de línguas no IFS e impactos da BNCC. A análise, fundamentada em autores como Bruner, Clandinin e Connelly, Riessman e García, revelou três eixos centrais: (a) impactos da BNCC nas práticas pedagógicas, evidenciando tensões entre currículo prescrito e realidades institucionais; (b) estratégias de adaptação e resistência, incluindo ações coletivas e interdisciplinares para manter a relevância das línguas no currículo; e (c) ressignificações identitárias, demonstrando como os docentes reposicionam seu papel diante de novas demandas políticas e pedagógicas. Os resultados indicam que, embora a BNCC proponha diretrizes amplas, sua implementação no ensino integrado demanda flexibilidade, sensibilidade cultural e engajamento político por parte dos professores. Trata-se de uma pesquisa ainda em andamento, cujas conclusões são parciais e provisórias, mas que já evidenciam a importância de considerar as vozes docentes como protagonistas na formulação e efetivação de políticas curriculares para o ensino de línguas.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa narrativa; BNCC; Formação docente; Ensino de línguas; Instituto Federal
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.