INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO DISPOSITIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL CRÍTICA

Autores

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre fundamentação teórico-epistemológica para a formação de professores no uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) como dispositivo na elaboração de materiais didáticos para o Ensino Médio em Ciências Humanas. Parte-se da compreensão de que a IAG não se limita a uma dimensão técnica, exigindo reflexão crítica sobre seus efeitos subjetivos, epistemológicos e políticos. A trajetória argumentativa articula quatro referenciais: Jacques Ardoino, para a multirreferencialidade na compreensão da complexidade educativa; Byung-Chul Han, com a crítica à psicopolítica neoliberal e à captura da subjetividade docente; Edgar Morin, com o pensamento complexo como fundamento ético para uma educação crítica; e João Amado, com a epistemologia situada e implicada, consolidando a pesquisa-formação. A articulação desses autores permite construir uma proposta de formação docente que reconhece a IAG como dispositivo cultural e formativo, promovendo práticas pedagógicas éticas, críticas e emancipatórias, em contraposição a uma mera instrumentalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Leite Costa, UNIT/Doutorando

Mestre em Educação  (UNIR), Professor do IFC, Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes (Unit/PPED), membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia Digital e Comunicação (GPETDIC/UNIT/CNPq), pesquisa implicações da Inteligência Artificial na Educação.

Alexandre Meneses Chagas, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit/PPED)

Doutor em Educação (UNIT), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit/PPED). É professor do Curso de Comunicação Social e de Administração da Universidade Tiradentes – Unit. Conselheiro do Observatório da Educação Tiradentes-OBET. Coordenador do Complexo de Comunicação Social da Unit. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia Digital e Comunicação (GPETDIC/UNIT/CNPq), membro do grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Comunicação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq), e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). Dedica-se ao estudo do uso de recursos digitais no processo de ensino e da aprendizagem significativa, de Práticas Pedagógicas na Cibercultura e Divulgação Científica.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

COSTA, F. L., & Chagas, A. M. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO DISPOSITIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL CRÍTICA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17143

Edição

Seção

GT12 - Inteligência Artificial, ética e aprendizagem