DO IMPRESSO ÀS MÍDIAS DIGITAIS: A TRAJETÓRIA DE POLLYANNA E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES

Autores

  • Rosangela de Aragão Maia Aragão Maia
  • Maria Neide Sobral

Resumo

Publicado em 1913, Pollyanna, de Eleanor H. Porter, tornou-se um clássico da literatura infantojuvenil ao abordar, por meio do “jogo do contente”, valores como otimismo, resiliência e esperança. Este artigo analisa a trajetória da obra e suas adaptações em diferentes mídias e contextos socioculturais, destacando seu potencial pedagógico no Ensino Fundamental. A partir de uma abordagem multimodal e transmidiática, evidencia-se como Pollyanna contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, alinhando-se às diretrizes da BNCC e às concepções de formação integral. A análise demonstra que a obra, além de seu valor literário, funciona como recurso educativo capaz de promover aprendizagens significativas, estimulando empatia, autorregulação e reflexão ética. Assim, Pollyanna reafirma sua relevância ao integrar práticas pedagógicas contemporâneas e dialogar com as demandas educativas do século XXI. PALAVRAS-CHAVE: Competências sociemocionais; literatura infantojuvenil; multimodalidade; Pollyanna; práticas pedagógicas.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Maia, R. de A., & Sobral, M. N. (2025). DO IMPRESSO ÀS MÍDIAS DIGITAIS: A TRAJETÓRIA DE POLLYANNA E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17141

Edição

Seção

GT 04 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento