RELAÇÕES ‘AFETOEDUCATIVAS’ EM AMBIÊNCIAS ONLINE PERIFÉRICAS: A MARÉ (RJ) EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A crise provocada pela pandemia da COVID-19 impôs o distanciamento físico e transformou os modos de ‘aprenderensinar’, mediados por tecnologias. Educar nesse contexto exige reinvenção metodológica, com foco na permanência das relações ‘afetoeducativas’. Esta pesquisa busca compreender como tais relações, estabelecidas em ambiências online, favorecem processos formativos de estudantes da educação básica. A abordagem teórico-metodológica articula a multirreferencialidade e a ‘pesquisa com os cotidianos’, refletindo sobre a práxis educativa (Freire, 2015) e a produção de ‘conhecimentossignificações’ por meio de narrativas e ‘conversas’. Realizada entre março de 2020 e março de 2021, a investigação envolveu 11 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, além de 5 responsáveis e 12 professores de uma escola na periferia do Complexo da Maré (RJ). Apesar das limitações de acesso às redes, emergiram estratégias ‘docentesdiscentes’ que viabilizaram processos formativos autorais, especialmente via WhatsApp, fortalecendo relações de afeto na educação em tempos de distanciamento físico.
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