BNCC NA PRÁTICA ESCOLAR: mudanças nas competências e habilidades no componente curricular de Geografia entre 2017-2025
Resumo
Este artigo analisa as mudanças ocorridas no ensino de Geografia com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde o período em que entrou em vigor a partir de 2017. O objetivo é compreender as mudanças no componente curricular de Geografia com análise nas competências, habilidades e como ficou essa distribuição após essas exigências do documento. Tendo como recorte teórico o ciclo de políticas de Ball(2001) e a visão da educação na ótica de Edgar Morin(2015), Nuccio Ordine (2016), e Byung Chul Han(2014). Seguindo, portanto, a lógica da concepção crítica dialética, a investigação que se apresenta está situada, paradigmaticamente, no campo das pesquisas qualitativas, tendo, como fontes principais de coleta de dados a análise bibliográfica e a análise de conteúdos destacadamente, o texto da BNCC e seu contexto de elaboração. Para se chegar aos resultados, as leituras de livros e as dissertações, contribuíram significativamente com informações e dados mas que ainda precisam ser mais discutidos e detalhados sobre as mudanças que transformaram a prática docente e as intenções no educar.
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