APRENDIZAGEM ATIVA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA CIBERCULTURA

Autores

Resumo

A educação tradicional tem sido amplamente questionada por não responder de forma adequada às exigências da cultura contemporânea, marcada por profundas transformações sociais e tecnológicas. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas tem se destacado como alternativa promissora para promover práticas educacionais centradas na aprendizagem dos estudantes. Este artigo tem por objetivo analisar a eficácia das Histórias em Quadrinhos como estratégia de aprendizagem ativa na cibercultura, visando ampliar os níveis de conhecimento e de envolvimento dos estudantes do Curso Técnico em Informática no aprendizado de conteúdos de Segurança da Informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter explicativo, com uso de questionários e relato de experiência. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise temática, enquanto os dados quantitativos foram tratados estatisticamente. Os resultados evidenciaram que a utilização de Histórias em Quadrinhos contribuiu significativamente para o aumento do conhecimento e do envolvimento dos estudantes, promovendo uma aprendizagem dinâmica, prática, colaborativa e reflexiva, voltada para o desenvolvimento de habilidades. Conclui-se, portanto, que essa estratégia se mostrou eficaz para o ensino de conteúdos de Segurança da Informação, ao fomentar uma aprendizagem ativa e contextualizada com as dinâmicas da cibercultura.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Santana Silveira, D., & Chagas, A. M. (2025). APRENDIZAGEM ATIVA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA CIBERCULTURA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17104

Edição

Seção

GT 04 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento