EDUCAÇÃO BRASILEIRA E FORMAÇÃO DOCENTE:

A DISTÂNCIA ENTRE A META 15 DO PNE (2014-2024) E O CENSO ESCOLAR 2024

Autores

  • Yone Oliveira dos Santos Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes (UNIT)

Resumo

O presente texto aborda a formação docente no contexto educacional brasileiro, com ênfase na formação em nível superior imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96) e sua previsão em metas do atual Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), propondo reflexões acerca da adesão dos professores ao novo formato, a partir de dados extraídos do Censo Escolar 2024. Busca-se, inicialmente, compreender a formação docente enquanto elemento da política educacional brasileira, cuja institucionalização remonta ao século XIX, perpassando sucessivas reformas e movimentos associativos, com reflexo direto em instrumentos normativos e políticas educacionais no período de 1996 a 2024. A Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica é apresentada como fruto do plano decenal de 2001, incorporada ao plano vigente em metas de universitarização da formação inicial e promoção de formação continuada para os profissionais em exercício. Por fim, constata-se que, após quase trinta anos de vigência da LDBEN/96 e nos estertores da segunda década educacional, a universalização do diploma de ensino superior para o docente permanecerá um desafio a ser abordado no próximo PNE. O recorte temporal proposto, portanto, corresponde ao período de vigência da LDBEN/96, perpassando os planos decenais (2001-2011 e 2014-2024) e o fechamento do Censo Escolar 2024. Adota-se, preponderantemente, a estratégia reflexiva, evidenciando os resultados da política nacional citada e a não materialização da meta proposta, à luz de dados estatísticos oficiais e perspectivas teóricas relativas à formação docente, componente estruturante da educação brasileira.

Palavras-chave: Educação brasileira; formação docente; nível superior; PNE; censo escolar 2024.

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Biografia do Autor

Yone Oliveira dos Santos, Universidade Tiradentes (UNIT)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED-UNIT) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES); e-mail: mestrado_yoneos@souunit.com.br. Orientadora: Profa. Dra. Simone Silveira Amorim.

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes (UNIT)

Pós-Doutora em Educação pela UMass Boston, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED-UNIT) e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES); e-mail: simone.silveira@souunit.com.br

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Oliveira dos Santos, Y., & Silveira Amorim, S. (2025). EDUCAÇÃO BRASILEIRA E FORMAÇÃO DOCENTE:: A DISTÂNCIA ENTRE A META 15 DO PNE (2014-2024) E O CENSO ESCOLAR 2024. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17101

Edição

Seção

GT 11 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação