FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO DESIGN THINKING PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BAIANA

Autores

Resumo

O estudo analisa os fundamentos epistemológicos e metodológicos do Design Thinking (DT) como estrutura formativa para ações de formação docente continuada, com foco nos professores não licenciados da educação profissional no território do Piemonte Norte do Itapicuru (BA). É uma etapa do projeto de pesquisa nº 4086/2023 financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no munícipio de Senhor do Bonfim (BA). Neste estudo, parte-se da constatação de que muitos desses docentes carecem de formação pedagógica sistemática, exigindo propostas inovadoras e contextualizadas. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, estrutura-se em torno da compreensão do DT como abordagem centrada no sujeito, experiencial e colaborativa, ancorada nos aportes de Dewey, Schön e Brown. São destacados o caráter iterativo e situado do conhecimento, a valorização da prática reflexiva e a construção coletiva de saberes. Metodologicamente, o DT organiza-se em fases de imersão, ideação e prototipagem/testes, articulando-se a metodologias ativas e possibilitando formações participativas e contextualizadas. Reconhecendo os limites e riscos de aplicação superficial, o estudo defende uma apropriação crítica e ética do DT, promovendo práticas formativas significativas e transformadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albano Goes Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professor Adjunto na Licenciatura em História da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF - Campus Senhor do Bonfim). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENS). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Andragogia e Formação de Adultos pela Faculdade Futura. Especialista em Educação e Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Graduado em História pelo Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (GEPES). Desenvolve estudos, interesses e orientações sobre Ensino Superior; Educação a Distância; Educação Profissional; Andragogia

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Souza, A. G. (2025). FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO DESIGN THINKING PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BAIANA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17092

Edição

Seção

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias