FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO DESIGN THINKING PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BAIANA
Resumo
O estudo analisa os fundamentos epistemológicos e metodológicos do Design Thinking (DT) como estrutura formativa para ações de formação docente continuada, com foco nos professores não licenciados da educação profissional no território do Piemonte Norte do Itapicuru (BA). É uma etapa do projeto de pesquisa nº 4086/2023 financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no munícipio de Senhor do Bonfim (BA). Neste estudo, parte-se da constatação de que muitos desses docentes carecem de formação pedagógica sistemática, exigindo propostas inovadoras e contextualizadas. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, estrutura-se em torno da compreensão do DT como abordagem centrada no sujeito, experiencial e colaborativa, ancorada nos aportes de Dewey, Schön e Brown. São destacados o caráter iterativo e situado do conhecimento, a valorização da prática reflexiva e a construção coletiva de saberes. Metodologicamente, o DT organiza-se em fases de imersão, ideação e prototipagem/testes, articulando-se a metodologias ativas e possibilitando formações participativas e contextualizadas. Reconhecendo os limites e riscos de aplicação superficial, o estudo defende uma apropriação crítica e ética do DT, promovendo práticas formativas significativas e transformadoras.
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