UM PROTOCOLO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE PESQUISAS PAUTADAS NA METODOLOGIA “DESIGN SCIENCE RESEARCH” EM EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

A metodologia Design Science Research (DSR) visa desenvolver artefatos que resolvam problemas em contextos reais. A DSR surge no âmbito da pesquisa em Sistemas de Informação, porém, ao longo dos anos, vem se difundindo para outras Ciências. Contudo, os protocolos que norteiam o desenvolvimento de tais investigações ainda são, em sua maioria, focados na sua área de origem. Portanto, este artigo tem como objetivo documentar um protocolo que permite a operacionalização da metodologia DSR de modo alinhado ao perfil das pesquisas em Educação. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa pautada na metodologia do “Estado do Conhecimento”. O protocolo apresentado organiza o processo de elaboração de artefatos educacionais em cinco etapas. Assim, este artigo pretende contribuir com estudiosos da área de Educação que almejam desenvolver artefatos utilizando-se de uma abordagem metodológica sólida. Adicionalmente, busca-se preencher uma lacuna na literatura de protocolos que considerem a singularidade da pesquisa educacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadielli Galvão, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS). Mestra em Ciências Contábeis (PPGCONT/UFPE). Especialista em Didática, docência e tutoria do ensino a distância (UNIT). Bacharela em Ciências Contábeis (UFPE). Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GEPIED) e do Gestão da Informação e Evidenciação Contábil (GIEC).

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Engenharia da Produção (PPGEP/UFSC). Mestre em Computação (IC/UNICAMP). Bacharel em Engenharia Civil (UFS). Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe. Professor aposentado do Instituto Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GEPIED). Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Maria dos Santos Galvão, N., & Nou Schneider, H. (2025). UM PROTOCOLO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE PESQUISAS PAUTADAS NA METODOLOGIA “DESIGN SCIENCE RESEARCH” EM EDUCAÇÃO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17078

Edição

Seção

GT 08 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação