UM PROTOCOLO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE PESQUISAS PAUTADAS NA METODOLOGIA “DESIGN SCIENCE RESEARCH” EM EDUCAÇÃO
Resumo
A metodologia Design Science Research (DSR) visa desenvolver artefatos que resolvam problemas em contextos reais. A DSR surge no âmbito da pesquisa em Sistemas de Informação, porém, ao longo dos anos, vem se difundindo para outras Ciências. Contudo, os protocolos que norteiam o desenvolvimento de tais investigações ainda são, em sua maioria, focados na sua área de origem. Portanto, este artigo tem como objetivo documentar um protocolo que permite a operacionalização da metodologia DSR de modo alinhado ao perfil das pesquisas em Educação. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa pautada na metodologia do “Estado do Conhecimento”. O protocolo apresentado organiza o processo de elaboração de artefatos educacionais em cinco etapas. Assim, este artigo pretende contribuir com estudiosos da área de Educação que almejam desenvolver artefatos utilizando-se de uma abordagem metodológica sólida. Adicionalmente, busca-se preencher uma lacuna na literatura de protocolos que considerem a singularidade da pesquisa educacional.
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