O GÊNERO DEBATE REGRADO NO LIVRO DIDÁTICO

DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA ORALIDADE

Autores

  • José Pereira de Assis Filho Fundaçã4o de Ensino Superior de Olinda - FUNESO

Resumo

O ensino da oralidade, particularmente do gênero debate regrado, configura-se como um dos desafios centrais na educação básica brasileira, uma vez que esse gênero promove o desenvolvimento de competências argumentativas, críticas e interacionais fundamentais para a formação cidadã. Esta pesquisa tem como objetivo investigar se as atividades propostas no livro didático de Português (LDP) do 9º ano do Ensino Fundamental promovem o desenvolvimento das capacidades linguísticas, discursivas e interacionais associadas ao gênero debate regrado, em consonância com os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e as diretrizes da BNCC. A metodologia adotada é de natureza documental, com foco nas atividades referentes ao ensino do gênero debate regrado, a partir de categorias fundamentadas no ISD e nas competências da BNCC. Os resultados revelaram avanços, como a diversidade textual e o foco em práticas argumentativas, mas também lacunas, como a superficialidade das orientações para mediação docente e escuta ativa. Concluímos que há potencial para aprimorar o ensino do gênero debate regrado por meio de materiais mais detalhados e de uma integração mais efetiva entre teoria e prática, promovendo aprendizagens mais significativas e contribuindo para a formação de estudantes críticos.

 

PALAVRAS-CHAVE: debate regrado; oralidade; BNCC; Interacionismo Sociodiscursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

de Assis Filho, J. P. (2025). O GÊNERO DEBATE REGRADO NO LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA ORALIDADE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17077

Edição

Seção

GT 04 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento