Eu conto, tu contas, nós contamos: narrativas interativas em ambientes digitais

Autores/as

  • Verônica Alves Conceição Universidade Tiradentes
  • Cristiane Magalhães Porto Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Linguagem. Enunciação. Pronomes. Narrativas Interativas. Ambientes Digitais.

Resumen

O artigo busca compreender algumas especificidades das narrativas interativas produzidas e divulgadas em ambientes digitais a partir da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, com recorte na natureza dos pronomes eu/tu/nós. Ao considerar as características das novas formas de narrar, tais como interatividade, multiplicidade de concepções latentes nos discursos, descentralização do autor (eu) em permuta com o leitor (tu) e a multimodalidade, entendeu-se possível uma releitura dos estudos de Benveniste com o foco voltado ao emergente modo de escrever. Metodologicamente, constitui um artigo de revisão bibliográfica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Verônica Alves Conceição, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduanda em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade do Paraná (UNOPAR), especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como pedagoga na Universidade Estadual de Feira de Santana e professora na Educação Básica na cidade de Feira de Santana, Bahia. Experiência na área de Educação com ênfase em Gestão Escolar e Educação Inclusiva. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Citas

BARTHES, Roland. A morte do autor. Trad. Antônio Goncalves. Lisboa. ed. 70. 1984.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional; Ed. USP, 1976.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989

BARTHES, Roland. Introdução à analise estrutural da narrativa. Trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis: Vozes. 2009.

ÉMILE, In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Benveniste>. Acesso em: 20 Jul. 2018.

FIORUSSI, André. In: MACHADO et al., Antônio de Alcântara. De conto em conto. São Paulo: Ática, 2003.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. Portugal: Veja/Passagens. 2002.

GENETTE, Gérard. Fronteiras da narrativa. In: GENETTE, Gérard. Análise Estrutural da Narrativa. Trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis: Vozes. 2009.

LINHARES, Ronaldo, Nunes. A internet e ação comunicativa como elementos do espaço público sob perspectiva habermasiana: crises e transição. In: Grupo de Estudos sobre Práticas de Recepção e produtos mediáticos – ECA/ USP - Novos Olhares. nº 4. 2º semestre. 1999.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Em: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.

MURRAY, J. Affordances of the medium. In: MURRAY, J. Inventing the Medium Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. Cambridge: MIT Press, 2011.

PRIMO, Alex Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007. (Coleção: Cibercultura) 240 p.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004.

Publicado

2018-10-31

Cómo citar

Conceição, V. A., & Porto, C. M. (2018). Eu conto, tu contas, nós contamos: narrativas interativas em ambientes digitais. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9524

Número

Sección

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias