A Escola Quilombola como ferramenta de formação política e identitária
Palabras clave:
Comunidade quilombola, identidade e educação.Resumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada junto à Comunidades Quilombolas no Estado de Sergipe e tem como objetivo analisar as relações político-institucionais e sociais mantidas entre a comunidade e a escola. Nesse sentido, procurou-se analisar o perfil de atuação do educador no seio da comunidade quilombola e o tipo de interferência esse profissional exerce ou pode exerce sobre o processo de formação da consciência política. Entende-se que a questão quilombola ainda não adquiriu a publicidade necessária à ampla difusão de seus valores e do sentido de sua luta por reconhecimento. Por isso, neste artigo as análises feitas pretendem lançar um olhar crítico sobre a função da educação escolar, reforçando a necessidade de aproximação entre a esfera dos saberes locais e a esfera dos saberes escolares. Tal proximidade contribuirá sobremaneira para a formação da consciência política no seio da comunidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
ALMEIDA, Alfredo W. B de. (2006), Terras de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livres”, “castanhais do povo”,
GUPTA, Akhil; FERGUSON, James. Para Além da “Cultura”: Espaço, identidade e política da diferença. São Paulo: Editora Provença. 2007.
LEITE, Ilka Boaventura. “Quilombos: questões conceituais e normativas”. Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 1: 1-5, 2003.
Descargas
Publicado
2020-12-22
Cómo citar
Santos Lima, E. P. (2020). A Escola Quilombola como ferramenta de formação política e identitária. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9522
Número
Sección
GT 07 - Educação, comunicação, informação, direitos humanos e cidadania
Licencia
Derechos de autor 2020 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.