PIAGET NA SALA DE AULA

CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Adriano Rosa da Silva UFF

Resumen

Este estudo tem como foco a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, com ênfase nos mecanismos de assimilação, acomodação e equilibração, elementos fundamentais da Epistemologia Genética, na perspectiva do desenvolvimento cognitivo intelectual do sujeito. A pesquisa apresenta os estágios do desenvolvimento cognitivo intelectual e suas especificidades, bem como os processos de formação das estruturas cognitivas. O objetivo principal é compreender como o sujeito constrói o conhecimento ao longo dos estágios de desenvolvimento e quais implicações esse processo traz para a prática pedagógica. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza teórica e bibliográfica, fundamentada na análise das obras do próprio Piaget e de autores comentadores, a partir do levantamento, leitura e análise de livros, artigos e teses acerca do tema investigado. Conclui-se que a aprendizagem é resultado de um processo ativo de reorganização mental, sendo o conflito cognitivo elemento-chave para a construção de novos conhecimentos, o que exige uma prática docente mediadora, reflexiva e centrada no aluno. Assim, os resultados indicaram a relevância do tema e a importante contribuição desse referencial teórico para o fortalecimento da formação docente e da sua prática em sala de aula.

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Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Rosa da Silva, A. (2025). PIAGET NA SALA DE AULA: CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17169

Número

Sección

GT 03 - Educação, Comunicação em EaD