EM BUSCA DE UM JORNALISMO DA ESPERANÇA
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO PENSAMENTO FREIREANO
Resumen
Parte-se, neste ensaio, de algumas possibilidades do uso da pedagogia freireana para impulsionar condições reflexivas sobre a prática jornalística no contexto contemporâneo da profissão. Associação sustentada sobretudo quando se percebe o pressuposto de que o jornalismo é uma forma de conhecimento acerca do mundo e desempenha uma função pedagógica, como apontam alguns autores que dialogam no texto, a partir de uma revisitada em parte da literatura disponível sobre o tema. Ao buscar preceitos do pensamento de Freire, em que sobressaem a rigorosidade metódica na construção de conhecimento, o questionamento crítico, bem como por uma ética da escuta, os autores paradoxalmente indicam e alertam prováveis caminhos por onde jornalismo pode seguir ou evitar na busca por recuperar a credibilidade e os vínculos fundamentais com o social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.