RURAL-URBANO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS: UM OLHAR SOBRE A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores/as

  • Leonardo da Silva Santos UNEB
  • Patrícia Barros Pinheiro
  • Vinicius Silva Santos
  • Fredson Pereira da Silva

Resumen

Esse artigo objetiva fazer uma análise comparada dos os Projetos Políticos-Pedagógicos de duas escolas públicas de Petrolândia-PE, nos contextos rural e urbano, tomando como diretriz a abordagem temática socioambiental abordam a temática socioambiental e sua contribuição para uma educação ambiental contextualizada no Semiárido. A pesquisa se configura como qualitativa, que menciona as questões ambientais por meio de análise documental, buscou compreender os projetos institucionais e municipais associados aos PPPs em questão, pois isso auxiliaria na compreensão de como as questões ambientais são incorporadas nos documentos educacionais. Os resultados dessa análise comparada, evidenciou fragilidades e potencialidades em ambos os contextos, destacando a urgência de ressignificar os PPPs como instrumentos vivos, capazes de integrar território, cultura local e educação ambiental crítica,

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; PPPs; Escola; Saberes. práticas.

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Publicado

2025-11-01

Cómo citar

da Silva Santos, L., Barros Pinheiro, P., Silva Santos , V., & Pereira da Silva, F. (2025). RURAL-URBANO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS: UM OLHAR SOBRE A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17149

Número

Sección

GT 05 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania