GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • JOSÉ AMORIM DA SILVA FILHO UNIT
  • Ronaldo Nunes Linhares UNIT

Resumen

O processo de integração das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) à educação básica tem contribuído para inovar as práticas pedagógicas. Nesse contexto, a gamificação emerge com uma abordagem promissora. Este artigo analisa alguns dos desafios e as possibilidades que esta metodologia apresenta no contexto da cultura digital e sua utilização em sala de aula. São abordados os elementos pertinentes aos jogos que permitem estimular a participação e o engajamento dos alunos. Aspectos importantes como o nível de interesse dos estudantes, despertar para uma aprendizagem ativa e participativa e o desenvolvimento de competências digitais, o pensamento crítico e a criatividade, são algumas possibilidades. A prática da gamificação também enseja cuidados, incluindo a necessária formação continuada de professores e a redução das desigualdades no acesso às tecnologias. Baseado em uma revisão bibliográfica, o artigo mostra que a gamificação, quando implementada com objetivos claros, pode contribuir significativamente para o avanço na aprendizagem e na prática docente na educação básica. A análise da bibliografia estudada atesta que apesar dos muitos desafios, as possibilidades proporcionadas por esta metodologia em sala de aula são promissoras.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Nunes Linhares, UNIT

Professor Doutor Orientador

Publicado

2025-11-12

Cómo citar

AMORIM DA SILVA FILHO, J., & Nunes Linhares, R. (2025). GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DA APRENDIZAGEM. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17146

Número

Sección

GT 09 - Educomunicação e Práticas Sociais e Tecnológicas