REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA

SUBMISSÃO E DISCIPLINA OU AUTONOMIA E CRIATIVIDADE?

Autores/as

  • Alane Gonçalves Gomes UNEB
  • Ester Roseno Florentino Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Carolaine de Jesus da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-5935-5901

Resumen

Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, sobre as funções sociais da escola, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DEDCVIII, no Campus Paulo Afonso. Tem como objetivo, apresentar diferentes perspectivas do tema complexo e multifacetado, uma vez que as reflexões podem partir desde a transmissão de conhecimento até a formação de cidadãos. Para este fim, metodologicamente, foi realizado um breve e não exaustivo estudo bibliográfico com abordagem qualitativa com artigos que tratavam sobre função social da escola. Os resultados, dessa pesquisa, apontam que discutir sobre a (s) função (ões) social (is) da escola, é compreender o esforço conjunto que toda a comunidade escolar precisa fazer para garantir que a escola seja um espaço de ensino, de aprendizado, de crescimento, mas também de formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de trabalhar para transformação social de seu entorno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ester Roseno Florentino Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Professora, Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pós-graduada em Metodologia de Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), em Educação Financeira e o Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atua como professora de matemática na educação básica e com aulas particulares. Participou do Programa de Iniciação à Docência na edição de 2020/2022 e 2022/2023. Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA 2025 a 2027.

Carolaine de Jesus da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2021). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, produção, constituição da área, critérios de qualidade e educação matemática. Possui especialização em Metodologia da Matemática e Física pela Faculdade da Região Serrana-FARESE(2023) e especialidade na EJA. Mestranda no curso de pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pós doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Pós doutora em Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN/UFC), Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (UNEB), Bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus I, Colegiado de Pedagogia. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Contemporaneidade - EduMatCon/UNEB: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6831267857909281. Experiência em: Didática Profissional, Didática da Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática. Coordenação do Centro de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática na Contemporaneidade - CEPEMAC - UNEB. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA e Programa de Pós Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC da UNEB 

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

Gonçalves Gomes, A., Roseno Florentino Almeida, E., de Jesus da Silva, C., & Alves dos Santos, M. (2025). REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA: SUBMISSÃO E DISCIPLINA OU AUTONOMIA E CRIATIVIDADE?. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17140

Número

Sección

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias