ENTRE ALGORITMOS E AUTONOMIA

A Inteligência Artificial Generativa e a Formação Crítica na Educação Contemporânea

Autores/as

Resumen

A Inteligência Artificial Generativa (IAGen) vem se consolidando como uma das tecnologias mais disruptivas do século XXI, especialmente na educação. Capaz de produzir textos, imagens, códigos e outros conteúdos de maneira autônoma e contextualizada, a IAGen apresenta um potencial transformador no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, este artigo tem como objetivo geral refletir criticamente sobre os impactos da IAGen na educação, analisando suas possibilidades pedagógicas, os desafios éticos e as implicações para a formação docente. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica segundo Richardson (2017), com base em autores como Pierre Lévy (2010), Moran (2017), Freire (1996) e Schneider (2023), além de estudos contemporâneos sobre tecnologias digitais aplicadas à educação. Entre as contribuições discutidas, destaca-se o potencial da IAGen como recurso de apoio à personalização do ensino, à produção de conteúdos acessíveis e à ampliação da criatividade discente. Contudo, são também levantadas questões relativas ao plágio, à superficialidade do conhecimento e à dependência tecnológica. Conclui-se que, embora promissora, a integração da IAGen na educação demanda mediação crítica, formação continuada e políticas públicas que favoreçam seu uso ético e pedagógico

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Biografía del autor/a

REJANE CANARIO PEREIRA, UNIT - UNIVERSIDADE TIRADENTES

Pedagoga especializada em Orientação Educacional, servidora pública, ocupante dos cargos de professora e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino público do município de Euclides da Cunha/ BA. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes (Unit), pesquisadora em Educação e Formação Docente. E-mail: mestrado_rejanecp@souunit.com.br.

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8745-1375

ALISSON AZEVEDO GOIS, UNIT - UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestrando em Educação; Programa de Pós-graduação em Educação; Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura; Universidade Tiradentes-UNI

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

ARAUJO, M. M. D., PEREIRA, R. C., & GOIS, A. A. (2025). ENTRE ALGORITMOS E AUTONOMIA: A Inteligência Artificial Generativa e a Formação Crítica na Educação Contemporânea . Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17127

Número

Sección

GT12 - Inteligência Artificial, ética e aprendizagem