INFORMAÇÃO E CIDADANIA EM REDE:

REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A COMUNICAÇÃO DE TERREIRO NAS REDES SOCIAIS

Autores/as

  • Caio Mário Alcântara Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes
  • Valéria Pinto Freire Universidade Tiradentes

Resumen

As intersecções entre comunicação, informação e cidadania ganham centralidade na cibercultura, especialmente quando analisadas pela perspectiva de grupos socialmente excluídos, como os povos de terreiros. Neste contexto, as redes sociais emergem como mediadoras culturais, mas o acesso pleno e qualificado a esses espaços virtuais ainda não é uma realidade para todos, sendo permeado por discussões sobre marcadores sociais e letramento digital. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa descritiva que teve como objetivo caracterizar o uso das redes sociais para discussões sobre racismo, a partir do conteúdo publicado em um perfil de terreiro sergipano no Instagram. A discussão considerou três tópicos referentes aos conteúdos postados, sendo eles: o tipo de informação compartilhada, as fontes de informação e a interação dos seguidores. Constatou-se que, embora o terreiro utilize ativamente as redes sociais, ainda carece de estratégias de cuidado com a informação e seus vínculos com o exercício da cidadania. Os resultados apontam para a necessidade de ações de educação midiática voltadas às comunidades religiosas tradicionais.

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Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Alcântara, C. M., Nunes Linhares, R., & Pinto Freire, V. (2025). INFORMAÇÃO E CIDADANIA EM REDE: : REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A COMUNICAÇÃO DE TERREIRO NAS REDES SOCIAIS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17126

Número

Sección

GT 05 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania