A aprendizagem da língua brasileira de sinais e da cultura surda para crianças ouvintes:

promovendo um ambiente inclusivo na sala de aula regular comum através de um estudo de caso

Autores/as

Resumen

Esse artigo aborda a importância da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, e da cultura surda para crianças ouvintes em uma sala de aula regular comum, através de um projeto que foi realizado em uma escola pública na região nordeste do Brasil. O objetivo principal desse trabalho é sugerir mecanismos para o ensino da Libras e da cultura surda para crianças ouvintes, através de um ambiente que seja linguisticamente inclusivo e que tenha como suporte a equidade. O percurso metodológico selecionado para o trabalho foi um estudo de caso, realizado com crianças ouvintes entre 8 a 11 anos de idade. Os principais instrumentos utilizados foram: observações participantes e questionários abertos. Conclui-se que, a aprendizagem da Libras é importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças ouvintes, bem como para a construção da empatia e acessibilidade linguística ainda na infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivandro Pinto de Menezes , UNEB- Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFCG (2022). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB (2013). Especialista em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2003). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área do Direito, atuando principalmente nas áreas de Sociologia e Antropologia Jurídica, Direito e Literatura, Direitos Fundamentais. Membro do GEPSCI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação, vinculado ao PPGCI-UFPB e ao PPGC-UFPB. Professor colaborador do programa de pós-graduação PPGESA- Educação, cultura e territórios semiáridos em Paulo Afonso (BA).

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Gonçalves Gomes, A., & Pinto de Menezes , I. (2025). A aprendizagem da língua brasileira de sinais e da cultura surda para crianças ouvintes:: promovendo um ambiente inclusivo na sala de aula regular comum através de um estudo de caso. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17123

Número

Sección

GT 07 - Educação, Comunicação, Práticas Pedagógicas Inclusivas e desafios da acessibilidade