INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O FUTURO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E IMPLICAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumen
A relação entre homem e máquina desde sempre foi permeada pelo misto de admiração pautada na capacidade de poder transformador do ser humano, mas também receio perante a superação das capacidades humanas e possível substituição em um futuro não muito distante. Entretanto, no contexto educacional, o uso da inteligência artificial tem se mostrado uma importante ferramenta para consolidação da aprendizagem e exigido dos docentes uma postura mais ativa e voltada para pesquisa. Entretanto as discrepâncias sociais são fatores que desafiam a consolidação da IA enquanto meio democrático de ensino. Dessa forma, frente às exigências do mercado de trabalho e maior necessidade da inclusão digital é necessário ampliar a discussão sobre os desafios e possíveis mudanças tanto na produção científica sobre a temática quanto no aspecto prático. Esse artigo tem como objetivo mapear produções científicas brasileiras identificando a relação entre inteligência artificial e educação. Com uma abordagem qualitativa, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) seguindo o método PRISMA, incluindo artigos científicos, dissertações, teses, revistas e livros especializados publicados entre 2019 e 2025. O presente estudo demonstra que a Inteligência Artificial possui significativo potencial para reconfigurar os processos de ensino e aprendizagem, possibilitando a personalização das estratégias pedagógicas.
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