INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O FUTURO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E IMPLICAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores/as

  • Raiza Caroline Aragão Carvalho Unit
  • Alexandre Meneses Chagas
  • Luiza Gabriela Feitosa Mendonça
  • José Daniel Vieira Santos

Resumen

A relação entre homem e máquina desde sempre foi permeada pelo misto de admiração pautada na capacidade de poder transformador do ser humano, mas também receio perante a superação das capacidades humanas e possível substituição em um futuro não muito distante. Entretanto, no contexto educacional, o uso da inteligência artificial tem se mostrado uma importante ferramenta para consolidação da aprendizagem e exigido dos docentes uma postura mais ativa e voltada para pesquisa. Entretanto as discrepâncias sociais são fatores que desafiam a consolidação da IA enquanto meio democrático de ensino. Dessa forma, frente às exigências do mercado de trabalho e maior necessidade da inclusão digital é necessário ampliar a discussão sobre os desafios e possíveis mudanças tanto na produção científica sobre a temática quanto no aspecto prático. Esse artigo tem como objetivo mapear produções científicas brasileiras identificando a relação entre inteligência artificial e educação. Com uma abordagem qualitativa, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) seguindo o método PRISMA, incluindo artigos científicos, dissertações, teses, revistas e livros especializados publicados entre 2019 e 2025. O presente estudo demonstra que a Inteligência Artificial possui significativo potencial para reconfigurar os processos de ensino e aprendizagem, possibilitando a personalização das estratégias pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Aragão Carvalho, R. C., Meneses Chagas, A., Feitosa Mendonça, L. G., & Vieira Santos, J. D. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O FUTURO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E IMPLICAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17106

Número

Sección

GT12 - Inteligência Artificial, ética e aprendizagem