PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SCRATCH COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO
um estudo bibliométrico (2020-2024)
Resumen
Este estudo bibliométrico teve como objetivo identificar o perfil das pesquisas sobre Pensamento Computacional e o uso da linguagem de programação Scratch como metodologia ativa na educação entre 2020 e 2024. A pesquisa utilizou a base de dados Scopus, com a string de busca ("pensamento computacional" OR "computational thinking") AND scratch, aplicando filtros para selecionar apenas artigos, trabalhos de conferência, publicações em periódicos e anais de conferência. Os resultados revelam a predominância do idioma inglês nas publicações, com as palavras-chave "computational thinking", "scratch" e "programming" sendo as mais frequentes. O ano de 2023 apresentou o maior número de publicações e as áreas de Educação e Ciência da Computação concentram a maioria dos estudos. Os Estados Unidos lideram o número de publicações, seguidos por Espanha e China. Entre os autores mais produtivos destaca-se Diana Franklin, com 9 publicações. Esta bibliometria traz um panorama sobre a temática e direciona futuras investigações educacionais.
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