PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SCRATCH COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO

um estudo bibliométrico (2020-2024)

Autores/as

  • GUILHERME BIRIBA Universidade Federal de Sergipe
  • Henrique Schneider Universidade Federal de Sergipe
  • Marcelino Oliveira

Resumen

Este estudo bibliométrico teve como objetivo identificar o perfil das pesquisas sobre Pensamento Computacional e o uso da linguagem de programação Scratch como metodologia ativa na educação entre 2020 e 2024. A pesquisa utilizou a base de dados Scopus, com a string de busca ("pensamento computacional" OR "computational thinking") AND scratch, aplicando filtros para selecionar apenas artigos, trabalhos de conferência, publicações em periódicos e anais de conferência. Os resultados revelam a predominância do idioma inglês nas publicações, com as palavras-chave "computational thinking", "scratch" e "programming" sendo as mais frequentes. O ano de 2023 apresentou o maior número de publicações e as áreas de Educação e Ciência da Computação concentram a maioria dos estudos. Os Estados Unidos lideram o número de publicações, seguidos por Espanha e China. Entre os autores mais produtivos destaca-se Diana Franklin, com 9 publicações. Esta bibliometria traz um panorama sobre a temática e direciona futuras investigações educacionais.

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Publicado

2025-11-01

Cómo citar

BIRIBA, G., Schneider, H., & Oliveira, M. (2025). PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SCRATCH COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO: um estudo bibliométrico (2020-2024). Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17103

Número

Sección

GT 08 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação