ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ENERGIA LIMPA
CAMINHOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O letramento científico é basilar para a relação dos saberes científicos com a realidade cotidiana e para o enfrentamento de problemáticas ambientais. Nesse escopo, este estudo tem como questão de pesquisa: como a comunidade onde os estudantes estão inseridos percebem a inserção da energia limpa em seu território? Assim, objetivou-se compreender como os estudantes e membros da comunidade percebem as fontes de energia limpa em seu território, a partir de uma sequência didática investigativa no ensino de Ciências, visando contribuir para a formação crítica e ambientalmente consciente dos alunos do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de pesquisa quali-quantitativa com a participação de estudantes do ensino fundamental e membros da comunidade em que estes estudantes residem. Os dados foram categorizados, conforme a análise de conteúdo, tendo como instrumento de coleta os formulários aplicados a comunidade que os estudantes estão inseridos e os modelos de energia limpa construídos por estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Os dados evidenciam que apesar dos participantes expressarem que conhecem as fontes de energia limpa, não reconhecem a energia hidráulica como representante dessa fonte de energia, sinalizando a necessidade de disseminação de conceitos científicos relacionados a esse objeto de conhecimento.
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