DESIGN SCIENCE RESEARCH APLICADA A UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Resumen

O paradigma Design Science orienta pesquisas voltadas para o desenvolvimento de artefatos capazes de solucionar problemas reais, incluindo no âmbito educacional. Sua operacionalização pode ser realizada por meio da metodologia Design Science Research (DSR), que estrutura o processo de projeto, criação e validação dos artefatos. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da adoção da DSR na criação de um framework conceitual, que visa o desenvolvimento do Pensamento Computacional via autoria de jogos digitais em estudantes do Ensino Médio. São detalhadas as etapas metodológicas e os resultados obtidos, demonstrando a viabilidade da metodologia no contexto educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Silva Madureira, J., & Nou Schneider , H. (2025). DESIGN SCIENCE RESEARCH APLICADA A UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17080

Número

Sección

GT 08 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação