DISCURSOS EM IMAGEM

PRODUÇÃO DE SENTIDO PEDAGÓGICO NO CARTUM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO

Autores/as

  • José Pereira de Assis Filho Fundaçã4o de Ensino Superior de Olinda - FUNESO

Resumen

Este artigo propõe uma análise discursiva de um cartum que tematiza a prática pedagógica no contexto escolar, com o objetivo de compreender de que maneira os conceitos de interdiscurso e memória discursiva operam na construção do Discurso Pedagógico (DP) em um cartum que tematiza a prática pedagógica no contexto escolar. Fundamentada na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, esta investigação parte do pressuposto de que os sentidos não são dados, mas produzidos historicamente por meio da ideologia e das condições de produção. O cartum, enquanto materialidade imagético-textual, permite identificar como o discurso pedagógico se articula às formações discursivas que o sustentam e o atualizam, evidenciando mecanismos de reprodução, silenciamento e ressignificação no espaço escolar. A análise revela que o DP, mesmo quando revestido de intenções positivas, opera sob a lógica do autoritarismo institucional. A materialidade analisada evidencia os efeitos de sentido produzidos pela escola como aparelho ideológico do Estado, reafirmando posições hierárquicas e delimitando o dizer docente. Além disso, os resultados obtidos possibilitam a projeção de investigações futuras em torno de novas materialidades pedagógicas e contextos discursivos escolares. Para sustentar nossos gestos analíticos, recorremos às contribuições de autores como Pêcheux (1995, 2006), Orlandi (2003, 2020), Indursky (2017), Cyrre (2014), Mittmann (2007), Freire (1996), Nunes e Vinhas (2022), Ribeiro (2023), entre outros., recorremos às contribuições de autores como Pêcheux (1995, 2006), Orlandi (2003, 2020), Indursky (2017), Cyrre (2014), Mittmann (2007), Freire (1996), Nunes e Vinhas (2022), Ribeiro (2023), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Discurso Pedagógico; AD; Interdiscurso e Memória; Cartum.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

de Assis Filho, J. P. (2025). DISCURSOS EM IMAGEM: PRODUÇÃO DE SENTIDO PEDAGÓGICO NO CARTUM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17076

Número

Sección

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias