FORMAÇÃO DE DOCENTE PARA ENSINAR NO SUPERIOR BRASILEIRO: DESAFIOS, METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E POLÍTICAS NORTEADORAS
Resumen
Evoluções sociais, tecnológicas e industriais remetem à necessidade de um novo perfil docente, capaz de atender às necessidades do indivíduo de forma integralizada, incentivando habilidades de análise e reflexão, criatividade e liberdade crítica. O objetivo desse artigo consiste em compreender de que maneira ocorre a formação docente no Ensino Superior no Brasil e identificar os desafios, metodologias de formação e políticas norteadoras para o trabalho do professor universitário. As abordagens metodológicas qualitativa e descritiva permitiram compilar dados analisados com diferentes abordagens para obtenção de novas informações, compreender um novo grupo social e organizar a pesquisa de modo a proporcionar ao leitor autonomia intelectual e atuação política. Os resultados encontrados direcionam a formação docente do ensino superior para uma necessidade emergente de atuação e mudanças de paradigmas, busca constante de estratégias, políticas públicas e educação continuada de caráter individual, coletivo e institucional. A pesquisa conclui que a evolução da formação docente requer um esforço contínuo de reconstrução e novas experiências, além de ressaltar a importância da motivação individual e institucional para o desenvolvimento de competências satisfatórias na área educacional.
PALAVRAS-CHAVE: formação docente, ensino superior, Brasil.
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