DIALOGUS IN PAULO REGLUS FREIRE

A DIALOGICIDADE FREIREANA COMO PRÁXIS DE RESISTÊNCIA EDUCACIONAL LIBERTADORA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

Resumen

 

Este estudo tem como objetivo geral analisar através dos postulados da pedagogia freireana os princípios da açãodialógica como fator de resistência libertadora à luz da (trans)formação da consciência humana nos espaços de ensino e aprendizagem contemporâneos. Embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa, optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e revisão da literatura existente, tomando como fontes as publicações pedagógicas de Paulo Freire. O referencial teórico-metodológico foi ancorada em Ana Freire (2021); Moacir Gadotti (2002) e Ira Shor (2021), estudiosos que conviveram com o sujeito da pesquisa e, trouxeram à luz a discussão e contextualização da dialogicidade freireana atentando para a formação, transformação e reconhecimento dos cidadãos enquanto seres autônomos, resistentes e libertários. Os resultados apontaram que o ‘diálogo’, visto como uma condição intrínseca à espécie humana, contribui significadamente para a prática de resistências e conscientização de ações solidárias com vistas à vivência da fraternidade, empatia e respeito ao outro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento , Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora em Educação (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq, desde 2012. Professora da Graduação e do PPED/Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/GPHPE/Unit. Membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação.

Publicado

2023-11-02

Cómo citar

Andrade, O., & Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento , E. (2023). DIALOGUS IN PAULO REGLUS FREIRE: A DIALOGICIDADE FREIREANA COMO PRÁXIS DE RESISTÊNCIA EDUCACIONAL LIBERTADORA NA CONTEMPORANEIDADE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16292

Número

Sección

GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire