Interações entre Educação e Cultura: Perspectivas para a Inclusão
Abstract
O presente artigo tem como objeto de estudo as interações entre educação e cultura, apresentando reflexões sobre como é possível utilizar esse encontro na construção de uma sociedade voltada para a inclusão. Para tanto, o estudo foi divido em três partes: na primeira, apresenta-se a educação de forma plural, literalmente se encontrando de diferentes formas; na segunda parte, discute-se os conceitos de cultura apresentados em diferentes abordagens; e por fim, na terceira e última parte, os dois conceitos se encontram. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, fundamenta-se nas contribuições de Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron, Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire, Magda Soares, Zygmunt Bauman que abordaram o tema em estudo. A partir das discussões trazidas, depreende-se que é preciso estabelecer um diálogo que permita a construção de uma educação inclusiva através da cultura. Nesse momento, perceberemos o quão poderosa é a cultura. Que ajudará no processo de transformação da educação que não somente reproduzirá, mas transformará as culturas existentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.