Interações entre Educação e Cultura: Perspectivas para a Inclusão

Authors

  • VIVIANE BEZERRA DE LIMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Jacques Fernandes Santos Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Ricardo Marques Nogueira Filho Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Abstract

O presente artigo tem como objeto de estudo as interações entre educação e cultura, apresentando reflexões sobre como é possível utilizar esse encontro na construção de uma sociedade voltada para a inclusão. Para tanto, o estudo foi divido em três partes: na primeira, apresenta-se a educação de forma plural, literalmente se encontrando de diferentes formas; na segunda parte, discute-se os conceitos de cultura apresentados em diferentes abordagens; e por fim, na terceira e última parte, os dois conceitos se encontram. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, fundamenta-se nas contribuições de Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron, Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire, Magda Soares, Zygmunt Bauman que abordaram o tema em estudo. A partir das discussões trazidas, depreende-se que é preciso estabelecer um diálogo que permita a construção de uma educação inclusiva através da cultura. Nesse momento, perceberemos o quão poderosa é a cultura. Que ajudará no processo de transformação da educação que não somente reproduzirá, mas transformará as culturas existentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-11-01

How to Cite

BEZERRA DE LIMA, V., Fernandes Santos, J., & Marques Nogueira Filho, R. (2025). Interações entre Educação e Cultura: Perspectivas para a Inclusão. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17132

Issue

Section

GT 07 - Educação, Comunicação, Práticas Pedagógicas Inclusivas e desafios da acessibilidade