A IMPORTÂNCIA DOS SABERES ‘INÚTEIS’ PARA A EDUCAÇÃO
Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir a relevância de saberes necessários à formação humana em detrimento de uma educação utilitarista. Assim, discorre sobre os saberes considerados “inúteis’’, segundo Ordine (2018), ou seja, os valores que foram perdidos ao se falar nas grandes literaturas, na arte, na música, na poesia na educação, onde os educandos não mais leem as obras, mas sim resumos e, o presente autor vai discorrer sobre a relevância desses saberes para a educação. Assim, será brevemente discutida a concepção de Kant (2012) e sua educação baseada na prática e nos princípios da habilidade, a prudência e a moralidade. A partir de Dewey (2008), será apresentada a importância da continuidade da educação para os indivíduos. Ademais, Han (2018) será tomado para discutir como os sujeitos são tratados como mercadoria, pois esses sujeitos que vivem em um sistema neoliberal sendo impostos a estes como se tudo fosse possível de ser agradável, lucrável e comercializável.
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