A EDUCAÇÃO DA IDADE MODERNA À MODERNIDADE DIGITAL

uma breve reflexão

Authors

Abstract

A educação, em qualquer contexto histórico, sempre foi um mecanismo poderoso de transformação social e individual. A Idade Moderna foi marcada pelos primeiros passos dados pela educação de forma sistematizada e desvinculada dos entrelaces da Igreja Católica. Esses eventos educacionais permanecem até os dias atuais, porém a educação se depara com realidades desafiadoras para cumprir seu papel de preparar o ser para enfrentar os desafios de conviver em sociedade e de se inserir no mercado de trabalho. Este artigo faz breves reflexões sobre o contexto social em que nasceu a educação brasileira, bem como as influências da Idade Moderna e de como esses fatos continuam presentes na educação contemporânea, em específico, na contextualização da educação com as tecnologias digitais. Essas reflexões estão divididas em três partes, abordando a educação nos seus primórdios, principais pensadores da educação na Idade Moderna e, por fim, a educação nos dias atuais.  O objetivo é lançar luz às raízes das primeiras visões educacionais e como essas ideias influenciaram o cenário educacional contemporâneo, destacando a permanência de certos ideais e a urgência de adaptar outras à realidade atual. Como subsídio bibliográfico, foram realizadas leituras e revisões bibliográficas pertinentes à temática explícita.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Idade Moderna; Educação Contemporânea; tecnologias digitais; desafios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Acleciano Ancelmo da Silva, UFS

Graduação em Pedagogia, Letras Português/Espanhol, Letras Inglesa. 

Especialização em Psicopedagogia

Mestre em Educação pela UFS

Doutorando em educação pela UFS

Professor de Ensino Fundamental II em Cristinápolis e em Itabaianinha

Guilherme Biriba

Mestre em Educação pela Univesidade Federal de Sergipe (2023); Graduado em Tecnologia da Informação pela Faculdades Integradas Tibiriça (1997). Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal de Sergipe (2013-); Membro do Grupo de Pesquisa GEPIED, coordenado pelo professor doutor Henrique Nou Schneider (2021-).

Henrique Nou Schneider , UFS

PROF. DR. HENRIQUE NOU SCHNEIDER
--------------------------------------------------------------------
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Professor no Departamento de Computação - DCOMP/CCET
Orientador de Mestrado e de Doutorado em Educação - PPGED/POSGRAP
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informatica na Educação - GEPIED 
(www.gepied.org)

-----------------------------------------------------------------------
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
Professor na Coordenação Informática - COINF (Aposentado)

---------------------------------------------------------------------
CENTRO DE ESTUDOS GLOBAIS DA UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL

Pesquisador Colaborador

------------------------------------------------------------------------

COMITÊ GESTOR DA REDECOMEP/RNP - METROAJU

Presidente

Published

2025-11-01

How to Cite

Ancelmo da Silva, A., Biriba, G., & Nou Schneider , H. (2025). A EDUCAÇÃO DA IDADE MODERNA À MODERNIDADE DIGITAL: uma breve reflexão. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17113

Issue

Section

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias