A EDUCAÇÃO DA IDADE MODERNA À MODERNIDADE DIGITAL
uma breve reflexão
Abstract
A educação, em qualquer contexto histórico, sempre foi um mecanismo poderoso de transformação social e individual. A Idade Moderna foi marcada pelos primeiros passos dados pela educação de forma sistematizada e desvinculada dos entrelaces da Igreja Católica. Esses eventos educacionais permanecem até os dias atuais, porém a educação se depara com realidades desafiadoras para cumprir seu papel de preparar o ser para enfrentar os desafios de conviver em sociedade e de se inserir no mercado de trabalho. Este artigo faz breves reflexões sobre o contexto social em que nasceu a educação brasileira, bem como as influências da Idade Moderna e de como esses fatos continuam presentes na educação contemporânea, em específico, na contextualização da educação com as tecnologias digitais. Essas reflexões estão divididas em três partes, abordando a educação nos seus primórdios, principais pensadores da educação na Idade Moderna e, por fim, a educação nos dias atuais. O objetivo é lançar luz às raízes das primeiras visões educacionais e como essas ideias influenciaram o cenário educacional contemporâneo, destacando a permanência de certos ideais e a urgência de adaptar outras à realidade atual. Como subsídio bibliográfico, foram realizadas leituras e revisões bibliográficas pertinentes à temática explícita.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Idade Moderna; Educação Contemporânea; tecnologias digitais; desafios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.