OS IMPACTOS DAS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS NA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
REPERCUSSÕES NA MEDIAÇÃO DOCENTE E NO ACOMPANHAMENTO DO ENSINO- APRENDIZAGEM
Abstract
A atuação do coordenador pedagógico é fundamental para a qualificação do ensino, a mediação docente e o desenvolvimento profissional dos professores. No entanto, no contexto educacional brasileiro, esse profissional tem enfrentado um crescente acúmulo de funções administrativas, o que compromete suas atribuições no acompanhamento pedagógico. Essa sobrecarga decorre de um modelo de gestão educacional que frequentemente prioriza demandas burocráticas em detrimento do acompanhamento do ensino-aprendizagem. Diante desse cenário, este artigo analisa os impactos dessa realidade, com base em autores como Vasconcellos (2019), Libâneo (2012) e Lück (2015) por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando da revisão bibliográfica. Inicialmente, discute-se o papel ideal do coordenador pedagógico como articulador do trabalho docente. Em seguida, examina-se como as exigências administrativas limitam sua atuação na mediação pedagógica e no acompanhamento discente. Por fim, propõem-se estratégias para reequilibrar suas funções, como a redistribuição de tarefas e o fortalecimento da liderança pedagógica. Conclui-se que a valorização desse profissional requer ações conjuntas entre gestores, docentes e políticas públicas.
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