QUALIDADE EDUCACIONAL E COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM SERGIPE: UMA LEITURA A PARTIR DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as competências digitais dos estudantes do Ensino Fundamental no Estado de Sergipe e os indicadores educacionais, como o IDEB, visando avaliar a efetividade de métricas sintéticas na formulação de políticas públicas. Adota-se uma abordagem mista, combinando dados quantitativos e qualitativos de escolas públicas selecionadas e publicações institucionais da Anatel (2023), da PNAD (2022), do MEC (2023), do IDEB (2023), e IPEA (2023), a partir de um olhar fundamentado em perspectivas da Educação Comparada. Os resultados indicam que níveis mais altos de competência digital correlacionam-se positivamente com o desempenho acadêmico e que os indicadores sintéticos são ferramentas estratégicas para monitorar o impacto das tecnologias educacionais. Conclui-se, a partir do contexto da educação básica sergipana, que a inclusão da cultura digital nos sistemas de avaliação fortalece o planejamento educacional e a formação docente.
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