DILEMAS E CRITÉRIOS PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Authors

  • Aroldo Cesar Paiva Veiga Universidade Tiradentes
  • Luiz Rafael dos Santos Andrade dos Santos Andrade Universidade Tiradentes

Abstract

O presente artigo teve como objetivo investigar os dilemas e os critérios envolvidos no uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no ensino superior. Por meio de uma análise documental, foram selecionados e examinados dois documentos: (i) Guia para Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial Generativa na Universidade Federal da Bahia, publicado em 2025, e (ii) Educación Digital en las Universidades: una guía de implementación integral, publicado em 2024. A partir da análise, foram identificados como dilemas centrais questões relacionadas à autoria intelectual, às restrições financeiras e à crescente dependência tecnológica. O estudo também propôs critérios para a utilização responsável da IAGen entre estudantes universitários, com ênfase na formulação de políticas institucionais claras, na capacitação adequada de docentes e discentes e na promoção de práticas pedagógicas inclusivas. Os achados contribuem para o debate sobre o papel da IAGen como ferramenta de apoio à formação no ensino superior, e ressalta que seu uso consciente é fundamental para a maximização de benefícios e a mitigação de riscos.

PALAVRAS-CHAVE: IAGen, ensino superior, análise documental, utilização responsável. 

 

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Published

2025-11-01

How to Cite

Paiva Veiga, A. C., & dos Santos Andrade, L. R. dos S. A. (2025). DILEMAS E CRITÉRIOS PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17091

Issue

Section

GT12 - Inteligência Artificial, ética e aprendizagem