DILEMAS E CRITÉRIOS PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Abstract
O presente artigo teve como objetivo investigar os dilemas e os critérios envolvidos no uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no ensino superior. Por meio de uma análise documental, foram selecionados e examinados dois documentos: (i) Guia para Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial Generativa na Universidade Federal da Bahia, publicado em 2025, e (ii) Educación Digital en las Universidades: una guía de implementación integral, publicado em 2024. A partir da análise, foram identificados como dilemas centrais questões relacionadas à autoria intelectual, às restrições financeiras e à crescente dependência tecnológica. O estudo também propôs critérios para a utilização responsável da IAGen entre estudantes universitários, com ênfase na formulação de políticas institucionais claras, na capacitação adequada de docentes e discentes e na promoção de práticas pedagógicas inclusivas. Os achados contribuem para o debate sobre o papel da IAGen como ferramenta de apoio à formação no ensino superior, e ressalta que seu uso consciente é fundamental para a maximização de benefícios e a mitigação de riscos.
PALAVRAS-CHAVE: IAGen, ensino superior, análise documental, utilização responsável.
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