A CONTRIBUIÇÃO E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O FUTURO É AGORA

Authors

Abstract

A acessibilidade é um quesito essencial para a inclusão das pessoas com deficiência. Nesse sentido, objetivamos nesse artigo conhecer a contribuição e os desafios da inteligência artificial generativa para a acessibilidade das pessoas com deficiência. A pesquisa foi realizada em quinze de maio de 2025 no pelo Portal de Periódicos CAPES, considerando ACAFE/[IES oculta], na base de dados Scopus (Elsevier)/Scopus AI. Foram usados os descritores: Acessibilidade AND Deficiência AND Inteligência Artificial Generativa com a pergunta: Qual a contribuição da inteligência artificial generativa (IAGen) para a acessibilidade das pessoas com deficiência? No levantamento foi possível identificar 6 publicações com acesso aberto e integral, as quais foram usadas para a reflexão posta nesse artigo. Os resultados evidenciaram que a inteligência artificial generativa tem o potencial de ampliar a acessibilidade desse grupo, possibilitando maior autonomia e inclusão. Todavia, constata-se desafios a serem ultrapassados como a questão de segurança dos usuários, questões éticas a serem consideradas, riscos de dependência e desafios técnicos na implementação das IAGen. Conclui-se, então, que apesar de se considerar a complexidade para o uso da IAGen, não se pode negar a sua importância como potencializadora da inclusão e cidadania.  

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Author Biography

Solange Cristina da Silva, UDESC

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenadora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI/CEAD/UDESC). Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Membro dos Grupos de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (UDESC) e Núcleo de Estudos sobre Deficiência - NED (UFSC). Membro da Rede Traduzir-se: autismo em primeira pessoa na prática acadêmica", coordenada pelo professor Luiz Henrique Magnani, do Instituto de Literatura e Linguística/UFVJM. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), Mestrado em Educação (1999) e Doutorado em psicologia (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Estudos da deficiência, Acessibilidade, autismo, Desenho Universal para Aprendizagem e Educação a Distância.

Published

2025-11-01

How to Cite

Silva, S. C. da, & Beche, R. C. E. (2025). A CONTRIBUIÇÃO E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O FUTURO É AGORA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17082

Issue

Section

GT 07 - Educação, Comunicação, Práticas Pedagógicas Inclusivas e desafios da acessibilidade