Na sociedade da informação uma metamorfose de conceitos: conhecimento e habilidades requeridas ao profissional da informação
Resumo
A apropriação e o crescente uso das Tecnologias de Informação e Comunicação de forma alguma caracterizam a sociedade contemporânea no aspecto social. Essa nova estrutura costuma indicar a revitalização de uma sociedade que se apropria de novas e eficientes ferramentas. A Sociedade da Informação, então, pode ser entendida por meio da presença das tecnologias de transmissão de dados e informação que provocam inovações em vários campos, enquanto que o conceito de Sociedade do Conhecimento compreende a aplicação de ferramentas que possibilitem uma transformação social, cultural e institucional impostas na contemporaneidade. Por meio de um levantamento teórico no âmbito da Ciência da Informação e áreas afins, identifica-se, por conseguinte, como pesquisadores diferenciam a Sociedade da Informação, da Sociedade do Conhecimento, de forma a compreender a metamorfose da apropriação de importantes conceitos representados no cenário de atuação do profissional da informação que precisa adquirir competência para constantemente buscar informação e, com isso, se apropriar das ferramentas disponibilizadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Por meio do levantamento realizado inicia-se um diálogo no âmbito do “Grupo Competência em Informação e processos inter-relacionados” certificado pelo CNPq, tornando possível pensar que bibliotecários e outros profissionais da informação necessitam adquirir competência em informação (conhecimentos, habilidades e atitudes) não apenas para buscar, avaliar e recuperar documentos e itens de informação na denominada Sociedade da Informação, necessitam, portanto, aprender a aprender a produzir conhecimentos de relevância social em diferentes áreas de atuação na almejada Sociedade do Conhecimento.