Produção da competência leitora em espaços tempos de informação, educação e cultura
Resumo
A competência leitora compreende habilidades e técnicas que possibilitam aprendizagens significativas por meio do uso de diferentes modalidades de leituras, perpassando a necessidade, o interesse e o prazer. Requer conhecimentos e habilidades no âmbito da informação que viabilizem a busca, o acesso e a seleção de variados tipos de textos e contextos. O alcance dela, portanto, requer uma determinada competência em informação definida como um conjunto de conhecimentos e habilidades necessárias para se obter o sucesso de demandas individuais e, principalmente, sociais no campo da informação. A competência leitora depende de uma combinação de habilidades cognitivas e técnicas relacionadas com a escrita (alfabetização) e da mobilização de práticas de leitura socialmente constituídas (letramento). Ante o exposto, esta pesquisa apresenta como objetivo identificar o que tem sido produzido no âmbito da Ciência da Informação sobre a competência leitora no século XXI, com a finalidade de apresentar orientações (diretrizes) voltadas para a promoção da leitura em espaços tempos de informação, educação e cultura. Em relação aos procedimentos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, com a finalidade de proceder a um levantamento e uma análise daquilo que tem sido publicado. Diante da possibilidade de busca da leitura prazerosa à investigativa, enfatiza-se que a formação da competência leitora, dada a característica da sociedade da informação, deve extrapolar o espaço físico de instituições como a escola, a biblioteca e outros ambientes formais e informais de educação; haja vista que uma grande parte da sociedade ainda não usa os variados tipos de suportes e ferramentas tecnológicas disponibilizadas por essas instituições, talvez, porque não os reconheça como ambientes de leitura social.